[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Noite especial para os autores do material didático-pedagógico de Educação Permanente e Profissional. Em uma ação voltada para homenageá-los, reuniram-se, no auditório da Escola Técnica de Saúde do SUS (ETSUS/SE), a assessora da Política de Educação Permanente da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Amanda Pires; os diretores e funcionários da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), o diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias; o diretor administrativo-financeiro da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Renato Cruz; e os homenageados.

Essa ação é o fechamento de um longo ciclo consolidado através de um momento especial de agradecimento aos autores. “Esses livros são um patrimônio intelectual deixado pelos autores que está consolidado em nove volumes. É um momento de agradecimento”, afirmou a diretora geral da Funesa, Cláudia Menezes Santos.

Na mesa de abertura o diretor geral da FHS ressaltou a importância do material. “A reforma Sanitária Gerencial do SUS é um marco estruturante pra gente. Talvez nem a Funesa tenha noção do tamanho da contribuição que estão dando para a construção e consolidação do processo da reforma com o lançamento dos livros”, finalizou.

“Já temos um livro e sabemos o quanto esse processo dispara para a busca de melhorias que vão potencializar mudanças no contexto de atenção e de gestão”, destacou Amanda Pires.

Para os autores, a expectativa é grande. Após um longo período de espera eles receberam a coleção completa.

“É uma satisfação receber esse material porque é a conclusão de um trabalho que a gente fez. Os louros são para toda equipe”, expressou o autor do livro de Atenção Hospitalar, Alex Vianey.

No material recebido estão também muitas lembranças, de um momento que não foi fácil, mas que valeu a pena.

“Foi um processo doloroso. Como éramos sete autoras, não era fácil chegar à conclusão juntas a todo o momento, mas foi muito gratificante e um momento de muito crescimento. Estudamos muito e nos preparamos bastante. Costumo dizer que foi o meu primeiro filho”, garantiu a autora do livro de Atenção Psicossocial, Anusca Barros.

Teatro

A noite, cheia de emoções, ainda contou com a presença do Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (Iacema) que fez um acolhimento todo especial aos participantes. Após a mesa diretiva o grupo teatral apresentou o esquete “Narradores do SUS: O melhor Vinho”. O roteiro foi preparado especialmente para homenagear os autores dos livros e todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente no processo.

Material Didático

O material didático confere um alinhamento conceitual e teórico para a parte que compõe a rede humana de saúde. “Esse material representa uma etapa dessa reforma gerencial do SUS”, afirmou Cláudia Menezes.

Ao todo, são nove volumes, construídos pelo coletivo de trabalhadores da SES, com apoio da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e editorada pela Funesa. A coleção foi elaborada com foco nas oito Políticas Estaduais de Atenção à Saúde e está associada a uma metodologia que visa à aprendizagem significativa, estimulando o sujeito a refletir e significar suas práticas tomando seu cotidiano de trabalho como espaço de produção de saber.

Editora

Diante da necessidade de dar continuidade ao material que já estava sendo feito há mais de um ano, a Funesa criou uma Editora.

“Temos como objetivo principal desenvolver os materiais didáticos para os cursos que a Funesa oferta. A sua estrutura gerencial foi criada em virtude da necessidade de reconhecer e formalizar a sua conformação em decorrência do trabalho já vinha sendo desenvolvido e que resultou nesse produto final, que é a coleção que pretendemos lançar muito em breve”, pontuou a gerente de editorial, Daniele Travassos.

Lançamento

O lançamento oficial do Material Didático-pedagógico de Educação Permanente e Profissional será realizado na primeira quinzena do mês de junho e visa tornar pública toda a coleção. Na ocasião, serão convidados gestores municipais e estaduais de saúde, trabalhadores da área e estudantes de graduação dos cursos de saúde do Estado para a cerimônia e para a I Aula Pública do SUS de Sergipe.

O momento servirá para aproximar e sensibilizar os gestores e trabalhadores de saúde acerca das ferramentas que os instrumentalizem na melhoria de suas práticas diárias. Além disso, a I Aula Pública do SUS, que contará com estudiosos de renome nacional e estadual na área da saúde pública, terá como tema “A Reforma Sanitária e Gerencial do SUS” e “A Educação Permanente em Saúde: A Pedagogia da Saúde”, e visa aproximar o meio acadêmico do Sistema Único de Saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.