[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A campanha nacional de vacinação contra gripe pandêmica – causada pelo vírus Influenza A (H1N1) – entra na segunda fase, tendo como público-alvo as gestantes, as crianças de seis meses a dois anos e os doentes crônicos (exceto idosos). Todos que se encaixam nesse perfil terão até o dia 2 de abril para receberem a dose da vacina. Os locais e horários de distribuição das doses ficou a cargo dos municípios.

Em Sergipe, o público-alvo esperado é de 186 mil pessoas, sendo 32 mil gestantes, 44 mil crianças e 110 doentes crônicos menores de 60 anos. Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a meta é imunizar pelo menos 80% desse total. No caso das grávidas, independentemente do período de gestação, todas elas devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes.

Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos. Eles receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente.

Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para Aids e câncer ou os chamados grandes obesos. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem.

Etapas

A primeira etapa ocorreu de 8 a 19 de março, imunizando profissionais da área de saúde e população indígena. Em Sergipe, nessa primeira fase, foram imunizadas 11.788 pessoas, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). A terceira será realizada de 5 a 23 de abril e buscará vacinar a população com idade entre 20 e 29 anos.

De 24 de abril a 7 de maio, mesmo período da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum, será a vez da população com idade acima de 60 anos. Neste caso, contra a gripe pandêmica, somente serão vacinados os idosos que possuem doenças crônicas. A quinta e última etapa vai de 10 a 21 de maio, tendo como público-alvo adultos de 30 a 39 anos.

* Com informações do Ministério da Saúde

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.