[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos e agricultores de Boquim estão recebendo capacitação para o plantio e manejo de girassol, cuja produção será destinada ao biodiesel. Cerca de 60 técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos da Emdagro, Cooprase, Fetase e também multiplicadores comunitários participam do curso, que é uma iniciativa do SergipeTec, Sebrae, Embrapa, Deagro e Petrobras, dentro do programa de biodiesel sergipano. Outras turmas acontecerão em Frei Paulo (16 de junho) e Capela (18 de junho).

O programa de biodiesel de Sergipe contempla a capacitação de agricultores multiplicadores, o treinamento em serviço de agricultores familiares, a capacitação de técnicos e implantação de áreas de cultivo ainda no primeiro semestre deste ano. Seis mil famílias já foram cadastradas para participar do programa, sendo que 3.600 delas começam a plantar ainda nesta semana. A primeira colheita, de seis mil toneladas, está prevista para outubro, e será adquirida integralmente pela Petrobras.

Com assinatura dos contratos de compra dos grãos, distribuição de sementes e assistência técnica, entre Governo do Estado, Petrobras e produtores rurais, realizada no dia 6 de junho, Sergipe entrou, oficialmente, na rota do biodiesel.

"É bom frisar que tivemos todo o cuidado para que as famílias plantem no máximo um hectare de girassol, para evitar a substituição de culturas. O próximo passo será implantação de uma unidade de esmagamento das sementes e, mais adiante, temos discutido com a Petrobras e com o setor privado a instalação de uma usina com capacidade de processar 100 milhões de litros de biodiesel/ano. O anteprojeto já foi formatado por técnicos da SergipeTec. A nossa meta é buscar os apoiadores para que nós possamos ainda este ano fechar essa parceria com a Petrobras", informou o secretário de Desenvolvimento Econômico da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.