Começa nesta segunda, 8, o cadastramento do ‘Mão Amiga’
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), inicia nesta segunda-feira, 8, o cadastramento dos catadores de laranja beneficiados pelo programa de transferência de renda e estímulo à cidadania ‘Mão Amiga’, dos 14 municípios assistidos pelo programa: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga, Lagarto, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba.
De acordo com a coordenadora estadual do ‘Mão Amiga’ e técnica do Departamento de Renda e Cidadania (DRC), Maria Auta, os beneficiários devem procurar os escritórios das Empresas de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) suas cidades levando Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho para a efetivação do cadastro. “Os documentos deverão estar legíveis para evitar que o beneficiário fique fora do programa. Se o documento estiver danificado, não temos como efetivar o cadastro”, alertou a coordenadora.
Cana-de-açúcar
Também esta semana começam as capacitações profissionais dos 2.748 cortadores de cana-de-açúcar que estão recebendo o benefício da entressafra. A participação dos trabalhadores ou de um membro de sua família nos cursos de capacitação nas áreas de higiene, empreendedorismo, técnicas de plantio e colheita, agroecologia, dentre outras, são a única contrapartida exigida pelo Governo. A frequência mínima exigida para as aulas é de 75%, sob pena de cancelamento do benefício.
“As regras são muito claras e tudo é feito em horários que eles possam comparecer. O programa é sério e trabalhamos não apenas para evitar fraudes, mas para garantir que os pré-requisitos sejam atendidos por todos de forma justa”, explicou a diretora de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira. Os municípios atendidos na etapa da cana-de-açúcar são Capela, Laranjeiras, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Siriri, Areia Branca, Japaratuba, Maruim, Japoatã, Riachuelo, Rosário do Catete, Pacatuba, Santo Amaro, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima.
O Programa
O ‘Mão Amiga’ existe desde 2009 e beneficia trabalhadores das culturas da laranja e da cana-de-açúcar no período de entressafra: de dezembro a fevereiro, no caso da laranja, e de maio a agosto, no caso da cana. Até o momento, mais de 14,5 mil trabalhadores rurais foram beneficiados pelo programa, num investimento federal e estadual de mais de R$ 14,5 milhões.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Começa nesta segunda
- 8