[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma das principais características dos projetos sociais mantidos pela Prefeitura de Aracaju é integrar o jovem à sociedade, fazendo dele um cidadão mais consciente e conhecedor de seus direitos e deveres. Numa palestra intitulada “Valorize a vida: diga não às drogas”, realizada na manhã hoje, dia 13, no Caic do bairro Getúlio Vargas, cerca de 80 adolescentes assistiram a vídeos, demonstrações e puderam conhecer de perto a realidade de um usuário de droga.
O encontro foi comandado pelo agente da Polícia Federal, Plínio Boson, que destacou a importância de discussões como essa para a formação de adultos menos vulneráveis ao uso de entorpecentes. “Um dos principais motivos que têm levado o jovem às drogas é a desinformação. O que a gente precisa é criar uma consciência forte o suficiente para que as pessoas possam ter segurança na hora de rejeitar a droga”, disse.
Os participantes do encontro puderam conhecer os nomes científicos e populares das drogas e ouvir explicações sobre a legislação, além saber mais sobre as causas que levam alguém a se viciar e as formas de tratamento.
Plínio falou ainda da necessidade de contextualização do problema. “Temos que abordar a droga dentro de um contexto social que envolva a família, a escola e toda a comunidade, porque não é apenas o usuário quem sofre, mas todos os que estão à sua volta”, afirmou.
Durante a tarde, uma outra turma com mais 70 adolescentes participará da palestra.
Mensalmente a coordenadoria do Projeto Gurilândia, direcionado a adolescentes entre 16 e 17 anos e 11 meses, organiza atividades sócio-educativas como palestras e debates sobre assuntos de interesse dos jovens. Aborto e gravidez na adolescência, Aids e DST´s, em geral são outros temas tratados nestes encontros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.