Combate à violência contra a mulher é tema de seminário
O Seminário Gênero, Mídia e Violência, realizado nessa sexta-feira, 13, no auditório do Sindicato dos Bancários está possibilitando que mulheres – militantes feministas, dirigentes de movimento de mulheres, jornalistas e estudantes do curso de Comunicação, compreendam a importância de saber como prevenir e enfrentar, em suas respectivas áreas, à violência contra a mulher e o combate a todas as formas de discriminação às mulheres nos meios de comunicação.
“Queremos, cada vez mais, que as mulheres identifiquem as formas de violência, os tipos de discriminação. É para reforçar essa proposta que a União Brasileira de Mulheres se alia a Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Estado, e promove esse seminário”, disse Marta Olívia Costa, membro da coordenação da UBM em Sergipe. Marta Olívia informou que o seminário será realizado em mais 16 capitais brasileiras e capacitará cerca de 850 mulheres.
A secretária Especial de Políticas para as Mulheres de Sergipe, Maria Teles dos Santos, participou da abertura do evento e foi palestrante do seminário. Maria Teles fez um relato das ações que estão sendo executadas pelo governo do estado por meio da SEPM visando garantir a autonomia das mulheres. “Os espaços estão sendo criados e estruturados para atender as mulheres que sofrem com a violência doméstica e sexual. Também estamos nos preparando para capacitar os profissionais que vão atuar na rede de enfrentamento”, ressaltou a secretária.
A secretária disse que a SEPM tem o papel de fazer a interlocução para que os serviços ofertados pelo estado, no que diz respeito ao atendimento à mulher vítima de violência, sejam executados de forma coerente. “A expectativa na imaginação popular é muito grande, por isso nosso trabalho é respaldado com os movimentos sociais”, ressaltou Maria Teles.
A Adjunta da SEPM, Ivânia Pereira, que é membro da UMB e palestrante do evento, enumerou os locais criados no estado para assistir mulheres vítimas de violência. “Hoje temos cinco Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher e os Núcleos da Defensoria Pública (Nudem), temos os Centros de Referência já em funcionamento e outros que serão brevemente inaugurados, as Coordenadorias Municipais, dentre outros serviços. Ainda é pouco para atender as nossas necessidades, mas temos que reconhecer que esses poucos serviços possuem muita qualidade, porque estão sendo coordenados por profissionais compromissados”, completou Ivânia.
Ela lembrou que essas ações foram fortalecidas com a assinatura, pelos governos Federal e do Estado, em 2009, do Pacto de Enfrentamento à Violência. “Esse pacto não criou apenas os espaços, ele também disse como eles deveriam funcionar”, explicou.
Para Elaine Hohenfeld, acadêmica do curso de Enfermagem e estagiária do Sindicato dos Enfermeiros, a oportunidade de participar do seminário poderá lhe garantir um conhecimento maior na forma de atendimento às mulheres que sofrerem alguém tipo de violência doméstica.
Programação
A programação teve início às 7h30 com um café da manhã oferecido a imprensa. Já os debates tiveram início às 9h30. Foram palestrantes do seminário, Maria Teles e Ivânia Pereira, respectivamente secretária e secretária Adjunta da SEPM, representantes da UBM/Sergipe e a radialista Magna Santana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Combate à violência contra a mulher é tema de seminário – Maria Teles e Ivânia Pereira / Fotos: Noel Lino/Casa Civil