Com apoio do Governo, Sergipe sediou cinco competições no final de semana
Neste final de semana, a capital sergipana foi palco de cinco campeonatos esportivos simultâneos, em vários pontos de Aracaju. Todos com o apoio do Governo de Sergipe, que promoveu estrutura para os eventos de várias modalidades. Assim se prova que em Sergipe, o esporte está cada vez mais evidente, como um mecanismo de inclusão social e promotor de uma juventude mais sadia.
Uma dessas competições foi o campeonato Norte-Nordeste-Centro Oeste de Natação Master, realizado no Parque Aquático Zé Peixe, no complexo esportivo do estádio Batistão. Contando com a participação de 370 atletas de quinze estados brasileiros, foi um dos maiores eventos da natação nacional deste ano.
O representante da Federação Aquática de Sergipe, Márcio Porto, manifestou sua satisfação em realizar o evento em Sergipe. “Foi um campeonato muito disputado, com atletas das mais variadas idades e de altíssimo nível, com uma grande estrutura provida pelo Governo de Sergipe. Estou muito satisfeito com o excelente nível técnico dos atletas e quem ganha com isso é o esporte”.
Para Antônio Aragão, atual presidente da Federação Aquática de Sergipe (Fase), o campeonato contou com uma estrutura de nível internacional para o evento. “Tivemos tudo do melhor disponibilizado para nosso evento aqui em Aracaju. Todos os requisitos de grandes campeonatos foram atendidos com toda estrutura que poderíamos receber. Foi um campeonato excelente e não apenas a federação, nem os atletas, principalmente o público está muito satisfeito”.
Almir Campos, presidente da Associação de Natação Master de Sergipe, afirmou que o nível dos atletas e da estrutura foi excelente para o esporte. “O campeonato foi muito bom, com um nível técnico de alto rendimento, para equivaler a grande estrutura disponibilizada pelo governador Marcelo Déda, em nos ajudar a realizar este evento com belas disputas”.
Skate
No Complexo Esportivo Dona Finha, no Bairro industrial, foi realizada mais uma etapa do Campeonato Sergipano de Skate. Os skatistas estavam muito satisfeitos com a nova pista para competição, totalmente em madeira, o piso que mais lhes agrada para a prática do esporte.
A única pista pública de madeira do país tem o fator determinante para provar a habilidade dos skatistas, pois as rampas podem ser trocadas de lugar e a cada “jam session” do campeonato, uma nova configuração foi aplicada, deixando ainda mais desafiador para os atletas.
O representante da Associação Sempre Skate de Sergipe, Armando Badá, afirma que o campeonato no Complexo Dona Finha é uma grande oportunidade de descobrir novos talentos para o esporte em Sergipe.
“Com esse novo Skate Park do Governo do Estado, nós temos a mais nova e melhor opção para realizar nosso campeonato. Muitos atletas estão nos procurando para participar, devido ao alto nível dessa pista para prática e competição. O Skate em Sergipe está crescendo muito e este campeonato já nos está dando grandes resultados. Novos talentos estão sendo revelados e daqui sairão os cinco melhores para disputar o campeonato brasileiro”.
Karatê
No Ginasio Constâncio Vieira, foi disputada a Copa Aracaju de Karatê Oficial, que reuniu mais de 300 atletas de nove estados brasileiros, mais variadas categorias. De acordo com Cristóvão Bittencourt, presidente da Federação Sergipana de Karatê, o campeonato foi mais uma prova da potencialidade de Sergipe no esporte.
“Viemos de um terceiro lugar no campeonato brasileiro, realizado na Paraíba e aqui, nossos melhores atletas deram um show de garra e combatividade. A nossa estrutura foi muito boa, melhor que em várias competições pelo país afora e fico feliz com o trabalho da Secretaria de Esporte e do Lazer, que nos proveu de um todo para fazermos esse grande evento.
Paraolímpico
Na quadra do Instituto Federal de Sergipe, foi realizado o Campeonato Nordestino de Voleibol Paraolímpico, com a participação de mais de 100 atletas de três estados do Nordeste, representados por cinco equipes.
Pernambuco foi o grande campeão com a equipe do APFA. A Associação Antares, de Maceió ficou com medalha de prata e Sergipe com a Associação Clube de Volei ficou com a medalha de broze.
O Secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, comemorou a grande quantidade de eventos de nível nacional realizados em apenas um fim de semana em Sergipe. “O voleibol paraolímpico é um orgulho, não apenas para nós, mas, principalmente para eles, vencedores, campeões no esporte e na vida. O exemplo de superação desses atletas é inspirador. Na Natação, nós estamos com 350 atletas disputando no que eles consideraram uma ótima piscina com uma excelente estrutura para a competição. O Surf deu um show de participação, inclusive com sergipanos ocupando o lugar mais alto do pódio várias vezes, além de também termos o Karatê com mais de 150 atletas e o Skate, revelando talentos no nosso complexo esportivo que não para com as atividades”, comentou o secretário Mauricio Pimentel.
“Sergipe é o estado que mais investe no esporte no Brasil e isso é um dos principais focos do governador Marcelo Déda, por saber o quanto o esporte é importante como agente transformador da sociedade para melhor. Estou muito feliz e nossos eventos não vão parar. Até o final do ano, teremos muito mais”, finalizou Maurício Pimentel.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Com apoio do Governo
- Sergipe sediou cinco competições no final de semana – Fotos: Ascom/Seel