[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Diariamente, membros da Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), realizam a coleta seletiva de lixo em diversos bairros da cidade, a exemplo dos conjuntos Beira mar I e II, entre outros. Feito de segunda a sábado, o trabalho é sempre acompanhado por um fiscal da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Esta forma de coleta, além de reduzir o volume de material descartado no aterro semi-controlado, localizado no bairro Santa Maria, cria uma renda digna para ex-catadores que formam a cooperativa. “Antes da Care eu ajudava meu pai a separar o lixo no aterro. Uma vez peguei oito pontos em um corte na perna durante a separação. Hoje, recolhemos o material já separado nas portas e ainda tiramos um salário com o trabalho”, comenta o agente Marcos dos Santos.

Dona Noemia Oliveira, que reside no conjunto Beira Mar I há pouco mais de um ano, demonstra estar muito satisfeita com o serviço e garante que separar o material não é um problema. “A coleta é pontual e não vejo trabalho em reservar o que pode ser reaproveitado para entregar aos agentes. Trabalho, para mim, é quando a gente fica doente em cima duma cama”, conta.

O sistema de coleta seletiva é realizado em vários pontos da cidade, sendo que nas terças e quintas o recolhimento se faz em repartições, secretarias e órgãos da prefeitura. “As pessoas estão conscientes e colaboram bem com nosso trabalho. Temos também o cuidado de não atrasar o horário da coleta para que a população permaneça com esta parceria que ajuda muitas famílias de ex-catadores e faz com que a cidade fique sempre limpa”, conclui o fiscal da Emsurb, Givanildo Araújo dos Santos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.