[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde julho de 2001, quando o Programa de Coleta Seletiva foi implantado pela Prefeitura de Aracaju, a Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – se tornou a primeira e principal parceira da Care – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju. Todo lixo inorgânico coletado durante a semana no Inácio Barbosa, Jardim Esperança, Beira Rio, Parque dos Coqueiros, Médici, Jardim Baiano, Sol Nascente, JK, Santa Lúcia, Bela Vista e Beira Mar I e II vira matéria-prima reciclada pela Care. Além de promover a conservação do meio ambiente, o programa serve também como gerador de renda para 35 famílias de ex-catadores de lixo que trabalham na cooperativa.
De acordo com a diretora administrativa da Care, Vaneide Ribeiro, o material composto por vidro, latas de alumínio e de cobre, papel e plástico é separado pelos trabalhadores e logo após prensado ou triturado . “Tudo isso é vendido e o papel reciclado se transforma em um novo caderno, em papel higiênico etc. O plástico é transformado em novas garrafas e assim por diante”, explicou Ribeiro. “O valor arrecadado com a venda é dividido entre todos que trabalham. Cada um tira por mês um salário mínimo em média”, complementou a diretora.
Para Ana Maria Santana, 25, esse dinheiro representa mais dignidade. Assim como as outras pessoas na Care, ela deixou para trás o trabalho no lixão. “Por 14 anos eu morava perto da lixeira da Terra Dura e de lá tirava o sustento dos meus cinco filhos. Hoje trabalho aqui, que é muito mais limpo e digno”, relata orgulhosa a moradora do conjunto Padre Pedro, no bairro Santa Maria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.