Colégio recebe Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil
O Colégio Estadual Maria do Carmo Alves recebeu na tarde da última quinta-feira, 9, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, em Sergipe. A ação tem a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed), cujo objetivo é discutir e refletir os direitos das crianças e adolescentes e o combate ao trabalho infantil, principalmente em feiras livres da cidade. Durante o evento aconteceram palestras, exibição de vídeos e apresentações culturais elaboradas pelos alunos e distribuição de livros paradidáticos.
O coordenador do Fórum pela SEED, Danival Falcão, afirmou que é fundamental levar essa reflexão às escolas. “A escola é o espaço de construção do conhecimento científico e de transformação da sociedade. Por essa razão é o local ideal para levar essa reflexão e sensibilizar o jovem que a garantia de um futuro promissor é o aprendizado e a permanência do aluno na escola”, disse Falcão.
Essa também foi a opinião de Verônica Passos Oliveira, coordenadora do Fórum pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Desde cedo o jovem deve conscientizar-se de que o trabalho infantil é crime e que o lugar da criança é na escola. A OAB é uma organização da sociedade civil e busca estar presente em todos os espaços para promover discussões que contribuam para solucionar problemas e formar um cidadão pleno e participativo”, disse a coordenadora.
A professora Maria Gicélia Nunes, representando o Programa Cidadania e Paz nas Escolas, também compareceu ao evento e afirmou que a sociedade tem que tomar ciência de temas como esses. “O trabalho infantil é uma realidade ainda presente em nosso país e deve ser combatido. Esse combate começa dentro de casa com muito diálogo entre pais e filhos e se estender na escola, local onde deve estar a criança”, declarou a professora.
Satisfação
A professora Jacira dos Santos, diretora do Maria do Carmo, ficou muito satisfeita em receber o Fórum. “Foi um ganho para toda a comunidade escolar, pois já desenvolvemos com os alunos o projeto Lugar de criança não é na rua, conscientizando o jovem de que tudo tem seu tempo, e que para se vencer na vida ele tem de estudar. Esse Fórum veio reforçar uma prática que já acontece na escola”, declarou a diretora.
Os estudantes provaram que estão aprendendo a lição, a exemplo de Laura Farias, estudante do 6º ano. Ela sabe que lugar de criança é na escola. “Para a gente crescer na vida tem que estudar, prestar atenção às aulas para ser alguém no futuro”, declarou a jovem.
Carlos Augusto Santos, aluno do 5º ano, concorda com a colega. “O estudo deve estar em primeiro lugar, pois trabalho é coisa de gente grande. Quero estudar bastante para ser advogado”, revelou Carlos Augusto.
Outros parceiros
São também parceiros do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Sergipe a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Assistência Social, Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Psicologia, Associação Brasileira de Magistrados, conselhos tutelares e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Colégio recebe Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil – Verônica Passos Oliveira
- coordenadora do Fórum pela Ordem dos Advogados do Brasil