Colégio Estadual Glorita Portugal realizará II Simpósio da Consciência Negra
O Colégio Estadual Professora Glorita Portugal irá realizar nos próximos dias 18 e 19 deste mês o II Simpósio da Consciência Negra. De acordo com a diretora do colégio, professora Ivy Santos Soares, os objetivos do simpósio são possibilitar aos educadores um espaço anual para o debate público sobre as questões raciais que envolvem a cultura afro-brasileira e estimular a reflexão sobre as influências da cultura de origem africana no Brasil e em Sergipe.
O simpósio será aberto no dia 18, às 8 horas, com palestras dos professores Eduardo Santos Eliodorio e Severo D’Acelino, da Casa da Cultura afro-sergipana, que abordarão o tema: “A Consciência Negra na Contemporaneidade”. Logo em seguida acontecerá exposição de imagens e dança afro. “A segunda edição deste evento fez amadurecer temas repetitivos no cenário sócio-cultural brasileiro: a questão racial, e as conquistas alcançadas após a implementação das políticas públicas”, disse.
Ainda no dia 18, às 14 horas, acontecerá palestra do professor Adolfo (Mestre Lobo Mau/Grupo Bantus), que abordará o tema: A Capoeira e a Negritude. Em seguida, a professora Jussara da Silva Rosa Tavares, irá falar sobre as “Contribuições das Raízes Africanas na Dança Brasileira.
Neste mesmo dia acontecerão oficinas de Capoeira Regional e Dança afro-brasileira, cuja inscrição será aberta a partir do dia 11 de novembro no horário das 8h às 17h, na coordenação do colégio. As vagas são limitadas.
A programação segue à noite, com a palestra do professor Andrey Roosewelt Chagas Lemos sobre ‘A Importância da História e Cultura Afro-brasileira no Combate ao Racismo’.
No dia 19, às 8 horas, acontecerão as oficinas de Cinema, Percussão, Poesia e roda de contadores de histórias. Ás 14 horas o professor Wellington de Jesus Bomfim, da Associação Abaô de Arte-educação e Cultura Negra, irá falar sobre “Violência e Juventude Negra. Em seguida acontecerão oficinas de Capoeira Angola, Grafite e Rimas. Logo depois, acontece a sessão cultura com os documentários Mc Hotblack (Programa Periferia -TV Aperipê); RSD CREW -B Boy Citinet B. Girl Arih e Sonmarias (Nação Hip Hop Brasil). O Simpósio será encerrado às 20 horas.
Objetivos
O Simpósio objetiva também possibilitar a reflexão sobre os 10 anos de promoção da igualdade racial no Brasil; proporcionar o conhecimento acerca dos direitos adquiridos pelas Comunidades Quilombolas; discutir os efeitos da Lei 10.639 que estabeleceu o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e oportunizar experiências teórico-práticas que possibilitem a produção de conhecimento que contribua para a extinção de toda e qualquer discriminação.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]