Colégio Estadual Gaspar Lourenço já tem o Programa Mais Educação
“Espero que esse programa nos proporcione bons frutos, principalmente para os nossos alunos, pois a partir de agora, eles terão mais tempo na escola para que possam aprender mais”, disse a diretora do Colégio Estadual Gaspar Lourenço, professora Georgina Nery Amado Santos. A partir desta segunda-feira, 24, o colégio – que fica localizado no município de São Cristóvão – passa a fazer parte do Programa Mais Educação. A aula inaugural contou com a participação de pais de alunos, professores e a comunidade geral.
Em Sergipe, o programa está presente em 58 escolas da rede estadual de ensino, beneficiando um total de 8.134 alunos. Além disso, o Mais Educação está presente também em 80 escolas municipais, atingindo 11.018 alunos. Criado pela portaria interministerial 17/2007, o programa Mais Educação integra ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada e a organização escolar na perspectiva da educação integral.
De acordo com a diretora Georgina Amado, 150 alunos do Colégio Gaspar Lourenço irão participar do Mais Educação. “Eles irão estudar em tempo integral. Além de aprender mais, terão mais tempo no ambiente escolar, e com isso, ficar longe da ociosidade”, disse, ao informar que serão oferecidas aos alunos as seguintes oficinas: Dança, Rádio Escola, Redes Sociais, Banda Fanfarra, e o reforço escolar de Português e Matemática. Os alunos estão satisfeitos com a chegada do programa. “É muito importante esse programa. Estou ansioso para participar o mais rápido possível da oficina de Rádio Escola”, disse.
Oficinas
Já a aluna da 6ª série, Cinthia Margot dos Santos, disse que pretende participar da oficina de reforço escolar. “É sempre bom a gente aprender mais o português e matemática, matérias que temos problemas durante as provas”, disse a aluna. O aluno da 5ª série, Alef Wandell, disse que adorou saber que o Colégio Gaspar Lourenço terá o Programa Mais Educação. “Normalmente eu fico em casa sem ter o que fazer, mas agora será diferente. Pela manhã eu estudo, e na parte da tarde irei participar das oficinas”, disse.
A aluna Ruthe da Conceição Santos disse ser importante permanecer no colégio nos dois períodos. “Agora teremos uma ocupação a mais dentro do colégio. Por outro lado, podemos aprender bastante com as oficinas e o reforço escolar”, disse a aluna. Gilmar Santos, aluno da 5ª série destacou que a chegada do Programa Mais Educação é a oportunidade que todos terão para aprender mais e ser alguém no futuro. “Sempre é bom aprender. Temos que pensar no futuro. Apesar de ser jovem, procuro levar a vida pensando no amanhã”, revelou.
Pais dos alunos
Antes da implantação do Programa Mais Educação, a diretora do Colégio Gaspar Lourenço disse que se reuniu com os pais dos alunos para explicar os principais objetivos do programa. “Esclarecemos todos os pontos do programa. E hoje na aula inaugural fizemos questão da presença de todos eles”, disse a professora Georgina Amado.
Dona Selma Santos tem uma filha de 11 anos que vai participar do programa. “Na rua os jovens não aprendem nada de bom. Aqui na escola, com certeza, eles irão aprender muitas coisas boas”, acentuou. A mesma opinião tem dona Mônica Luiza Silva. Ela tem uma filha de 12 anos que vai participar do Mais Educação. “É muito importante esse programa. Agora ficarei mais tranqüila, pois a minha filha vai ficar mais tempo no colégio”, disse.
Mais Educação
O objetivo do programa Mais Educação é aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, a exemplo de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
O programa é promovido em parceria entre os Ministérios da Educação (MEC), Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ciência e Tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura, Defesa, e Controladoria Geral da União. O programa está sob a gestão da Secretaria de Educação Básica do MEC e é financiado pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Colégio Estadual Gaspar Lourenço já tem o Programa Mais Educação – Fotos: José Santana Filho/Seed