[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Colégio Estadual Alencar Cardoso, situado no município de Salgado, concluiu a última etapa do projeto Saúde e Prevenção na Escola com a apresentação de atividades interdisciplinares pelos seus alunos e uma palestra do médico Almir Santana, coordenador do Programa Estadual de DST/Aids. O projeto foi pensando e construído pela diretora da unidade, professora Maria Arlinda Pereira e Freitas, e o coordenador de ensino, professor Daniel Mauro Souza Lemos, para evitar entre os alunos a gravidez na adolescência, transtornos alimentares e problemas mais graves, como o uso de entorpecentes.
 
De acordo com o professor Daniel Lemos, foi estabelecido um conjunto de ações articuladas que permitiram a intervenção da escola na conscientização de crianças e adolescentes sobre os malefícios do uso de entorpecentes, falta de higiene pessoal, obesidade, transtornos alimentares, sexo sem prevenção e a falta de exercícios físicos. “Além de orientar pais e educadores sobre temas relevantes a saúde, ampliando seus conhecimentos, possibilitando, principalmente, ao estudante melhorar sua qualidade de vida e aumentar sua autoestima”, acentuou o professor.
 
O projeto foi executado sob a supervisão do coordenador regional do Programa Saúde na Escola da Diretoria Regional de Educação (DRE-2), Edmundo José Amado Mesquita. A execução junto aos alunos envolveu todos os professores da escola que apadrinharam uma turma.
 
Edmundo mesquita afirmou que dinâmica do projeto foi realizada através de trabalhos teórico-vivencial. “Com técnicas de integração, troca de informação, pesquisa científica em livros, revistas e artigos da rede mundial de computadores, leitura em grupo, exposições interativas e dialogadas, apresentação de documentários e filmes produzidos pelos próprios alunos, além de no final, a apresentação da palestra de Almir Santana e dos trabalhos realizados pelos alunos no seminário para toda a comunidade salgadense, conseguimos levar aos nossos alunos informações importantes para a saúde e a qualidade de vida deles”, ressaltou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.