[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma forma bastante interessante de misturar o universo cinematográfico com o aprendizado tem chamado atenção dos alunos do Colégio Estadual 28 de Janeiro, localizado no município de Monte Alegre. Trata-se do Projeto 28 Cine Cult, desenvolvido pela instituição através da exibição de filmes temáticos, cujo objetivo é estimular a permanência dos alunos do período noturno na escola. O Colégio conta com 900 alunos, oferecendo ensinos fundamental e médio e EJA. 

O projeto teve início em março de 2003, sendo exibidos os filmes quinzenalmente, às quintas-feiras, para todos os alunos e professores do turno noturno do ensino médio. A média de espectadores é de 100 alunos. Depois da exibição, os alunos participam de debates sobre a temática abordada no enredo do filme. Os alunos ainda produzem textos e críticas sobre os filmes.  Já foram exibidos os filmes Olga, Tropa de elite, Um dia depois de amanhã e Bicho de sete cabeças.

A iniciativa é do professor Carlos Alexandre Aragão. Segundo ele, esse projeto é um momento de integração do colégio com todos assistindo a um filme, comendo pipoca e cachorro-quente. “O mais interessante é a discussão que acontece logo depois da exibição. Os alunos se empolgam no enredo, interagem e participam. Nós professores procuramos apresentar, associados ao filmes, temas para serem debatidos e discutidos em sala de aula”, explicou o professor.

A aluna Eva Vieira, do 2º ano, não perde um dia de exibição dos filmes. “É um momento que gera expectativa em todos os alunos. A curiosidade de saber se o filme será divertido, o momento de integração, as discussões e os debates, os trabalhos, tudo é muito prazeroso. Com certeza, está sendo uma forma interessante de unir o universo dos filmes ao conteúdo que trabalhamos em muitas disciplinas, como história, filosofia e outras”, disse a aluna.

Estímulo

A diretora da instituição, professora Maria Goretti Silva dos Santos, encontrou, através da exibição de filmes, uma forma de “prender a atenção dos alunos” do ensino noturno. “Nós sabemos como é difícil o ensino no período noturno. Muitos alunos trabalham no campo e chegam cansados, outros têm outras atividades durante o dia. Sabemos como é complicado instigar o interesse dos alunos em estudar diante de situações tão adversas. Por isso, estamos trabalhando com diversos projetos, um dos quais é o 28 Cine Cult, que visa não tão somente estimular a presença dos alunos, como deixar o ensino mais diversificado e integrado com outras disciplinas”, esclareceu.

Outros Projetos

Além do Projeto 28 Cine Cult, o Colégio Estadual 28 de Janeiro desenvolve os projetos Domenem e Monitorias, que foram recentemente agraciados pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr.) da Fapitec. Pelo projeto Monitorias participam em torno de 20 alunos monitores do ensino médio, distribuídos na biblioteca do colégio e laboratórios de química e informática. Os alunos ganham pontuação e passam por curso de capacitação.
No projeto Domenem são oferecidas aulas de revisão para o Enem a ex-alunos, alunos e comunidade do entorno da escola. As revisões acontecem aos domingos, quinzenalmente, com disciplinas alternadas. A iniciativa é dos professores Edmar Lima Oliveira e Carlos Alexandre Aragão.

Segundo o professor Carlos Alexandre Aragão, o maior intuito é contribuir para uma melhor preparação dos alunos para o Enem e os concursos vestibulares. “Apesar de as revisões serem aos domingos, percebemos que os alunos prestigiam e comparecem, não só eles, mas também toda a comunidade. É uma enorme felicidade para nós da equipe diretiva ao vermos que eles estão aproveitando todos os nossos projetos”, destacou o professor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.