[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A escola mais tradicional da rede pública estadual, o Colégio Estadual Atheneu Sergipense, comemorou nesta quarta-feira, 24, 137 anos de história. A Secretaria de Estado da Educação (SEED), junto com a direção da unidade, organizou uma programação cultural em homenagem a todos que integram ou já integraram essa comunidade escolar.

Durante a manhã, houve uma alvorada festiva com a participação da Banda Marcial da Escola. Às 7h15min, todos deram um abraço simbólico no Atheneu. Às 8h, houve descerramento da placa da ‘Galeria dos Ex-Diretores’ e da turma formada no ano letivo anterior, ao som da SECBANDA.

Às 9h, foi realizada uma homenagem a 12 professores que estão na ativa e aposentados. O professor homenageado pela turma de 2006, Everton Ricardo Silva Santos, afirmou que essa homenagem é fruto de um trabalho desenvolvido durante três anos consecutivos. "Na sala de aula, o professor é psicólogo, é amigo, é pai, é conselheiro, faz tudo pela cidadania e formação do aluno", afirmou Everton.

Ao também ser homenageado, o professor Ednil Simões de Faria, que atua na escola há 23 anos, disse que o Colégio Atheneu tem uma grande contribuição na formação da inteligência sergipana. "Muitas gerações de advogados, professores, engenheiros e militares se formaram por ter estudado nesse estabelecimento".

Mesa redonda

Ainda durante a manhã, foi realizada uma mesa redonda com o tema ‘Atheneu: uma História que nos Honra’, formada pelos ex-alunos Eva Siqueira Alves e Wellington Mangueira. Eva Siqueira falou sobre sua tese de doutorado, ‘O Atheneu Sergipense: Traços de uma História’, em que aborda a criação da escola, que foi a primeira a implantar o ensino secundário em Sergipe, oferecendo cursos de Humanidades e Normal.

Wellington Mangueira afirmou que toda sua formação foi realizada no Colégio Atheneu. "Foi aqui que eu aprendi a ser cidadão, a ter respeito ao próximo e onde construí as bases teóricas e práticas sobre as concepções socialistas do mundo", revelou.

Durante todo o dia ocorreram apresentações de diversos grupos artísticos, como o ‘Teatro de Bonecos’, confeccionados sob a orientação da professora Jandira Dias Vieira. Para a aluna Olda Freire, 17 anos, do 3º ano do ensino médio, o tempo integral desenvolvido na escola é importante. "Nas oficinas, são estimuladas atividades como, dança e peças teatrais".

Para o diretor do colégio, Milton Francisco Pinto, é uma grande responsabilidade gerenciar um estabelecimento da proporção do Atheneu. "Nosso maior interesse é contribuir com essa tarefa, que é eminentemente educacional. Compreendo a Educação como uma possibilidade de transformações sociais por meio da participação democrática".

A programação tem continuidade à tarde e será encerrada às 20h30min, com a apresentação do Grupo de São Gonçalo do Colégio Marco Maciel e a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe e os corais da SEED e da Petrobras.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.