Cohidro viabiliza doações de alimentos a entidade da capital
Por intermédio da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), agricultores familiares do perímetro irrigado Jacarecica I, que abrange Riachuelo, Malhador e Areia Branca, doaram parte de sua produção agrícola ao projeto Reforço Escolar Criativo (Recriarte), mantido pela Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care). O projeto atende a 120 meninos e meninas, entre filhos dos cooperados e crianças do bairro Santa Maria, em Aracaju. Foram doados aproximadamente 200 kg em alimentos para serem utilizados na composição da merenda escolar. A primeira entrega aconteceu na terça-feira, 18, e as outras ocorrerão quinzenalmente.
As doações marcam o início da parceria entre a empresa pública e a cooperativa na realização do projeto ‘Reciclar Cohidro’, onde papeis e materiais plásticos descartados pela companhia serão entregues à Care para reciclagem. O convênio foi assinado no dia 20 de setembro, e os materiais já começaram a ser recolhidos em todos os setores da Cohidro.
“Quando pensamos neste convênio com a Care, até então não conhecíamos o Recriarte. No dia da assinatura, visitamos o projeto voltado para as crianças e ficamos encantados com a estrutura física, com a organização, enfim, com todo o trabalho que é feito sem recursos financeiros para manutenção. Naquele momento, começamos a nos mobilizar para fazermos a doação de alimentos à instituição, uma vez que a Cohidro é uma empresa que trabalha diretamente com a agricultura familiar. No momento da entrega dos alimentos me senti muito feliz, com sensação de dever cumprido”, declara a gerente da Disão de Bem Estar Social (Dibem), da Cohidro, Márcia Nascimento Souza.
Entre os donativos, banana, cenoura, batata-doce, macaxeira, alface, couve, abóbora e acerola, totalizando cerca de 200 kg de produtos. Os alimentos foram cultivados por agricultores da Associação dos Trabalhadores do Perímetro Irrigado Jacarecica I. “A Cohidro solicitou que destinássemos uma singela parte de nossa produção à Care. De imediato, diversos agricultores gostaram da idéia e aceitaram contribuir. Todos nós sentimos bem com esse gesto, pois além de escoar nossa produção, estamos ajudando a quem precisa”, diz Luiz Alves de Oliveira, presidente da associação.
Dona Angelina Castro da Silva, agricultora familiar, contribuiu com 24 kg de banana-prata. “Temos sempre que evitar o desperdício, principalmente quando há tanta gente precisando. As doações valem à pena porque não perdemos nossa produção e fazemos um bem a quem necessita. É um gesto gratificante. Espero que as bananas deixem a criançada mais forte e disposta pra estudar e crescer na vida”, torce a produtora.
Feliz com os donativos, a coordenadora pedagógica do Recriarte, Patrícia Melo, afirma que os alimentos produzidos nos perímetros da Cohidro vão possibilitar às crianças uma alimentação mais saudável. “É uma ótima parceria. Esses meninos e meninas não tem o hábito de consumir frutas e verduras, e com as doações, nós poderemos introduzir esses alimentos no cardápio, bem como estimular hábitos alimentares mais saudáveis entre eles. Torço para que a parceria tenha vida longa e continue rendendo bons frutos. Todo e qualquer tipo de contribuição é sempre bem vinda”, afirma a coordenadora.
Para o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, a iniciativa reflete a função social da empresa. “Gostaria de parabenizar todos os setores envolvidos nesta ação, mas principalmente aos irrigantes que prontamente atenderam ao nosso pedido fortalecendo o aspecto social do trabalho que realizamos. Ressalto a importância da atuação da Care em nossa capital e espero que possamos atender a outras entidades com ações deste tipo”, declara Mardoqueu.
Frutos da Terra
Sandro Luiz, responsável pela Divisão de Agronegócios da companhia, está se mobilizando para que a Care seja contemplada, no início do próximo ano, com o ‘Frutos da Terra’. “O projeto que contemplará a Care está em fase final de elaboração e será enviado em novembro para apreciação e aprovação da Conab. A previsão é que o fornecimento dos alimentos dentro do programa tenha início em fevereiro de 2012. Mas os agricultores se comprometeram a fazer doações quinzenais até o fim do ano”, afirma Sandro, ressaltando que, por meio da Cohidro, será a primeira vez que uma entidade da capital vai ser beneficiada com o ‘Frutos da Terra’.
O Programa de Aquisição de Alimentos ‘Frutos da Terra’ é uma ação dos governos Estadual e Federal. Por meio dele, o Governo compra a produção da agricultura familiar e distribui entre entidades socioassitenciais que fornecem alimentação à população de baixa renda. Neste processo, a Cohidro promove a articulação entre os agricultores e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a elaboração dos projetos, e ainda acompanha a execução do programa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Cohidro viabiliza doações de alimentos a entidade da capital – A coordenadora pedagógica do Recriarte
- Patrícia Melo / Fotos: Ascom/Cohidro