[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O escritório da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), em Lagarto, recebeu a visita da diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Heleonora Cerqueira. O objetivo foi discutir os primeiros detalhes para a realização da Feira de Agricultura Familiar naquele município. A reunião contou com a participação de técnicos da Cohidro e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), do secretário de Agricultura de Lagarto, Antônio Carlos, e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município. No encontro, foi aprovada a data do evento, que acontecerá no próximo dia 29, sábado, das 6h às 12h, na praça do Forródromo.

Coube às empresas de assistência técnica, Cohidro e Emdagro, selecionar os agricultores familiares e os quantitativos de produtos que serão levados. Já a prefeitura de Lagarto se comprometeu a adquirir toda a sobra dos produtos dos agricultores participantes. Estes alimentos serão utilizados na composição da merenda escolar.

Acompanhada da gerente de Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, Sônia Maria de Souza Loureiro, e do gerente do perímetro irrigado Piauí, Marcos Emílio de Almeida, a diretora da Seides aproveitou o momento para conhecer algumas das muitas ações realizadas pela Cohidro naquele município. Na área do escritório, no povoado Moita Redonda, ela conheceu a unidade demonstrativa da Tecnologia Social PAIS – Produção Agroecolóogica Integrada e Sustentável – , implantada para servir de capacitação aos agricultores e alunos das escolas municipais de Lagarto.

Em seguida, Heleonora conheceu a sistemática de entrega de produtos do programa Frutos da Terra – Programa de Aquisição de Alimentos. Lá, ela teve a oportunidade de ver os agricultores entregarem seus produtos à associação para, mais tarde, serem entregues às entidades beneficiadas, neste caso, um asilo e um orfanato.

“Fiquei encantada com a organização do espaço, com a produção, com o resultado de tanto trabalho, os agricultores comercializando seus produtos. Mas o que mais me impressionou foi o PAIS, que a meu ver é uma grande possibilidade de minimizarmos a fome do homem do campo, uma vez que estatísticas recentes mostram que metade das pessoas que vivem em extrema pobreza mora na zona rural. Acredito que o PAIS tem condições de diminuir consideravelmente esse problema”, declara Heleonora.

Para Sônia Loureiro, esta é mais uma etapa importante para os agricultores familiares do Perímetro Piauí e de toda a região de Lagarto. “Eles terão a oportunidade de participar diretamente da comercialização de seus produtos a preços justos e de forma organizada, pois se trata de uma feira diferenciada, onde todos os participantes serão identificados com avental e boné com a logomarca do evento e cada um terá uma barraca padronizada para colocar seus produtos. Cada um terá que apresentar seu documento que o credita como agricultor familiar, como também todos terão que se adequar às regras de higiene e apresentação dos produtos. Serão disponibilizados pela Cohidro, através de solicitação à Petrobrás, tonéis para coleta seletiva. Estes barris servirão para educar tanto os agricultores quanto os consumidores sobre os cuidados com o destino do lixo”, detalha Loureiro.

A diretora da Seides, Heleonora Cerqueira, enfatizou a participação da Cohidro na realização da feira. “Sempre contamos com o apoio da Cohidro nas Feiras de Agricultura Familiar, o que se tornou uma parceira muito importante. Aliás, todos os parceiros tem papel fundamental no evento. Com muito esforço estamos conseguindo mostrar que é possível que os órgãos públicos trabalhem de forma integrada”, ressalta Heleonora, completando que será realizada uma nova reunião nos dia 21, para finalizar os últimos ajustes da feira em Lagarto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.