Cohidro perfura poços em Simão Dias e beneficia cerca de 200 famílias
A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro) – vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) – vem dando continuidade ao trabalho de perfuração de poços em todo o estado. Desta vez a cidade de Simão Dias, a 100 km da capital, foi contemplada com a perfuração de dois poços artesianos para levar água com mais qualidade e em maior quantidade aos povoados Areal e Ilhotas, onde vivem cerca de 200 famílias. A iniciativa foi fundamental para a instalação de uma fábrica de doces na região. A previsão é que, até o fim do ano, cinco novos poços sejam perfurados na cidade.
O geólogo e coordenador de perfuração de poços da companhia, José Albuquerque Cunha, afirma que a prefeitura de Simão Dias foi quem solicitou a intervenção da Cohidro no local. “O prefeito Dênisson enviou um ofício de solicitação ao presidente da Cohidro que, por sua vez, encaminhou o documento à diretoria responsável. Diante da requisição, um geólogo da companhia foi até o local para verificar a melhor locação técnica para a perfuração dos poços”, explica Albuquerque.
Menos de um mês após a solicitação, a Cohidro iniciou os trabalhos na localidade. No povoado Areal, onde residem cerca de 50 famílias, o poço perfurado atingiu 90 metros de profundidade e uma vazão de exploração de 10 mil litros/dia. De acordo com o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente de Simão Dias, Lourival Santana Matos, o trabalho foi necessário para a implantação de uma agroindústria de doces.
“O povoado foi contemplado com a instalação de uma fábrica de doces pelo Governo do Estado, através do Projeto Prosperar. Os recursos foram liberados e, para que ela pudesse ser ativada, só faltava o poço artesiano fornecendo água. Na solicitação que fizemos, pedimos que a Cohidro priorizasse essa localidade e fomos atendidos”, afirma o secretário.
Ainda em Simão Dias, o povoado Ilhotas também foi beneficiado. No local, onde vivem cerca de 150 famílias, um poço de 60 metros de profundidade e vazão de 50 mil litros/dia foi perfurado. “A atuação da Cohidro é de extrema importância. Com o abastecimento de água na zona rural, ela atende às necessidades básicas do homem do campo que, com água na porta de casa, tem mais tempo para desenvolver outras atividades”, declara o secretário Lourival Santana.
Parceria entre Cohidro e prefeitura
Segundo o geólogo da companhia, a melhoria do abastecimento de água em Simão Dias só foi possível através da cooperação entre a Cohidro e a prefeitura do município. “Nessa parceria, nós entramos com o aparato técnico e os equipamentos de perfuração. A prefeitura, por sua vez, forneceu todo o óleo diesel consumido, um forte insumo no custo da obra. Na próxima etapa, quando faremos a instalação dos poços, a Cohidro vai disponibilizar a bomba e a prefeitura entra com a construção da base do reservatório, a escavação das valas, a implantação do ramal elétrico, dentre outras ações”, explica Albuquerque.
Para o presidente da companhia, Mardoqueu Bodano, o trabalho conjunto entre Cohidro e as prefeituras traz benefícios ao povo sergipano. “É importante que os gestores municipais procurem nosso apoio no sentido de dar melhor qualidade de vida ao homem do campo. As ações de parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria de Agricultura, através da Cohidro, têm o intuito de oferecer mais qualidade de vida aos sergipanos, disponibilizando água para quem precisa dela”, afirmou Mardoqueu.
Trabalho de perfuração continua
Com as últimas ações em Simão Dias, o município já contabiliza 158 poços perfurados pela Cohidro. Segundo o geólogo da companhia, o trabalho de perfuração continuará no Estado. “Estamos pleiteando a aquisição de novos equipamentos para atendermos com celeridade à nossa alta demanda. Até o fim do ano, outros cinco poços serão perfurados em Simão Dias. Nossa expectativa é que entre 30 e 40 novas perfurações sejam feitas em todo o Estado até o final do ano”, finaliza Albuquerque.
- Cohidro perfura poços em Simão Dias e beneficia cerca de 200 famílias – Fotos: Ascom/Cohidro