Cohidro participa do Projeto ‘Frutos da Terra’, da Secretaria de Inclusão Social
Realizadora de programas e ações de fomento à agricultura familiar, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), não poderia ficar de fora do projeto ‘Frutos da Terra’, desenvolvido pelo Governo de Sergipe. Apresentado na última terça-feira, 12, pela secretária de Inclusão Social, Eliane Aquino, o projeto estimula o empreendedorismo entre os pequenos agricultores através da comercialização direta de seus produtos em feiras de agricultura familiar.
O primeiro município a receber a feira ‘Frutos da Terra’, no dia 2 de setembro, será Ribeirópolis. Na ocasião, dos 35 produtores participantes do evento, dez sairão de perímetros irrigados pela Cohidro. Desses, sete trabalham exclusivamente com a agricultura orgânica, como explica a gestora da Gerência de Desenvolvimento Agrícola (Gedea) da Cohidro, Sônia Loureiro. “Dentre os produtores levados pela Cohidro nesta primeira etapa do projeto, sete se dedicam à produção orgânica e três à agricultura convencional. Isso nos mostra o quanto está crescente o plantio de alimentos orgânicos e o aumento do consumo desse tipo de alimentação. Eles irão comercializar inhame, maracujá, acerola, batata-doce, macaxeira e hortaliças folhosas. Todos esses itens sem o uso de agrotóxicos em seu cultivo”, informou.
Os produtores participantes do projeto vêm do perímetro irrigado Jacarecica II, no município de Malhador. “Escolhemos esse perímetro porque fica na mesma região do município onde será realizada a feira. Isso facilita o transporte dos agricultores e de sua produção. Mas, como o projeto passará por diversas cidades, trabalhadores de outros perímetros também terão a chance de participar”, explicou.
Ainda segundo a gestora, os produtores que participaram do lançamento do projeto estão empolgados com a oportunidade e pretendem comercializar em outras feiras. “Eles ficaram muito felizes com o convite, afinal de contas é mais uma oportunidade para escoar sua produção a preços justos, sem a presença do atravessador e em diferentes mercados”, destacou.
De acordo com o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, a companhia está satisfeita com a parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). “Temos interesse em participar de qualquer projeto voltado ao fortalecimento da agricultura familiar. Por isso, estamos felizes em participar do ‘Frutos da Terra’, uma vez que, sem parcerias, não chegamos a lugar algum”, declarou.
Parceiros
O projeto ‘Frutos da Terra’ é realizado pela Seides com recursos do Governo do Estado e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Além da Cohidro, são parceiros do projeto a Emdagro, o Banco do Brasil e outros.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Cohidro participa do Projeto ‘Frutos da Terra’
- da Secretaria de Inclusão Social – Fotos: Edinah Mary/Seides