Cohidro participa de Feira de Agricultura Familiar em Aracaju
A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) tem se tornado importante parceira da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) na realização de diversos projetos. Dentre eles, a Feira da Agricultura Familiar promovida pela secretaria, com a participação de pequenos produtores rurais assistidos pela Cohidro. A próxima edição acontece nesta quinta-feira, 06, das 10h às 16h, na Seides, Rua Santa Luzia, 680, bairro São José, em Aracaju.
As Feiras da Agricultura Familiar serão realizadas em 13 cidades. Até o momento, já foram realizadas edições do evento em Ribeirópolis, Nossa Senhora do Socorro e na capital. Todas elas contaram com a presença de agricultores familiares dos perímetros irrigados administrados pela Cohidro. São produtores que se dedicam ao plantio de alimentos orgânicos, ou seja, sem a adição de agrotóxicos durante o cultivo.
Para a edição desta quinta-feira, a Cohidro convidou o agricultor familiar Delfino Batista, do perímetro irrigado Piauí, em Lagarto, e o pequeno produtor Renato Santos, do perímetro Jacarecica II, em Malhador. Ambos trazem uma diversidade de alimentos livres de agrotóxicos, a exemplo de inhame, macaxeira, batata-doce, brócolis, tomate-cereja, maracujá, abobrinha, hortaliças folhosas, quiabo, mudas de hortaliças e ervas medicinais. Todos os agricultores participantes da feira são orientados a praticar o mesmo preço.
Segundo a gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Cohidro, Sônia Loureiro, as Feiras da Agricultura Familiar são importantes canais de comercialização para os agricultores. “Esses eventos são novos caminhos de escoamento da produção, onde os agricultores podem praticar melhores preços, divulgar a produção orgânica de seus municípios, aumentar a clientela, dentre outros benefícios. Além do mais, quando os próprios agricultores familiares negociam com o consumidor final, os atravessadores saem de linha. As Feiras da Agricultura Familiar são oportunidades que eles não querem perder”, disse .
Sônia acrescenta que, ao menos nas edições realizadas na capital, toda a mercadoria costuma ser vendida antes do término da Feira. “É impressionante como os produtos se esgotam rapidamente. Os agricultores assistidos pela Cohidro costumam vender toda sua produção bem antes do horário de encerramento. Eles garantem o lucro com sua simpatia e seus produtos de qualidade”, afirmou.
Para a assessora da Gerência de Desenvolvimento Agropecuário da Cohidro (Gedea), Maria Terezinha Albuquerque, as Feiras estimulam o consumo de uma alimentação mais saudável. “Como um dos propósitos é a venda de frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos, o evento acaba estimulando o interesse pela produção orgânica, definitivamente a opção mais saudável por ser cultivada em harmonia com o meio ambiente, sem adubos químicos e agrotóxicos. Nesse sentido, a população da capital tem se mostrado mais esclarecida acerca dessa modalidade de produção, já que a procura pelos orgânicos tem sido maior nas feiras realizadas em Aracaju”, revelou.
As representantes da Gedea ainda informam que a próxima Feira da Agricultura Familiar acontecerá no município de Lagarto, onde a Cohidro gerencia o perímetro Piauí. Na próxima sexta-feira, 07, representantes da Secretaria e demais órgãos parceiros estarão reunidos no escritório da Cohidro em Lagarto para definir os detalhes da próxima edição. “A data ainda será definida, mas deve acontecer neste mês de outubro. Uma certeza que temos é de que o grupo de produtores orgânicos do perímetro Piauí participará da Feira”, informou a gerente da Gedea, Sônia Loureiro.
Parceiros
Além dos realizadores Seides, MDA, Centrafes, prefeituras municipais, são apoiadores da Feira da Agricultura Familiar no interior do estado a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil (BB), Instituto de Cooperação Para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
- Cohidro participa de Feira de Agricultura Familiar em Aracaju – A gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Cohidro
- Sônia Loureiro / Fotos: Ascom/Cohidro