[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O programa Estação Agrícola exibido pela TV Sergipe no último domingo, 22, deu destaque a mais uma ação da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) no combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Tratam-se das cartilhas voltadas para o agricultor familiar produzidas por engenheiros agrônomos da companhia, Remi Bastos e Sônia Loureiro, e lançadas no último dia 13 durante a comemoração do aniversário da Cohidro. Em entrevista à repórter Maristela Niz e sua equipe, o diretor de Irrigação, João Quintiliano, falou sobre a importância do projeto.

Cartilhas

Intitulada “Racionalização do Uso de Agrotóxicos – Controle de Pragas e Doenças em Hortaliças Irrigadas”, uma das cartilhas traz 120 páginas ilustradas com informações sobre as principais pragas e doenças que afetam hortaliças como alface, a cebola, o pimentão, o quiabo e o tomate.

O livreto também revela quais os agrotóxicos indicados para os diferentes tratamentos, o nível de toxidade dessas substâncias, a dosagem necessária para o combate e o tempo mínimo para fazer a colheita após a aplicação do produto.

Já o material intitulado “Produtos Alternativos Para o Controle de Pragas e Doenças na Agricultura” propõe métodos sustentáveis de tratamento como receitas caseiras de produtos naturais, compostagem orgânica, cobertura morta e adubação verde, sem uso de agrotóxicos.

O material foi descrito como pioneiro pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Macedo Sobral. “Com essa iniciativa, a Cohidro está saindo na frente. O país que quer ser o maior produtor de alimentos do mundo tem que ter acesso à esse material”, elogiou o secretário.

A tiragem inicial de 2.000 exemplares foi impressa com o apoio do Sebrae, da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O download gratuito do material pode ser feito através do site da Cohido: www.cohidro.se.gov.br.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.