[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A abertura da 50ª Exposição Agropecuária da Região Centro Sul, realizada em Lagarto, na noite de quarta-feira, 4, contou com várias atrações do ramo agropecuário. Entre leilões e exposição de máquinas e animais, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) chamou a atenção dos visitantes com as novidades sobre a pimenta-do-reino.  O presidente da companhia, Mardoqueu Bodano, prestigiou a abertura do evento acompanhado pelos diretores da Cohidro, João Quintiliano, Paulo Sobral, Aristóteles Fernandes e pelo secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral que abriu o evento.

Até o próximo domingo,08, a população poderá observar e conhecer os trabalhos e projetos da Cohidro e Emdagro no estande que a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural montou no evento.  Quem for visitar vai conferir tudo sobre a pimenta-do-reino, cultivo orgânico e artesanatos. No local, estão sendo distribuídas cartilhas educativas ensinando passo a passo para construir uma horta agroecológica, livre de agrotóxico, além da exibição de um vídeo institucional que mostra a atuação dos técnicos nas propriedades.

Entre dezenas de visitantes estavam os estudantes Valdson Fernandes e Josefa Paula que se declararam maravilhados com o que viram. “Eu mesmo não sabia que em Lagarto se produzia orgânicos em tão grande quantidade. Conheci legumes que eu nunca vi na minha vida. Fiquei encantando quando vi as hortaliças bonitas e também as explicações dos técnicos da Cohidro. Estão todos de parabéns por nos proporcionarmos, a saber, mais sobre a agricultura da minha cidade, elogiou Valdson que é morador da povoado Quipé.

A gerente do perímetro irrigado Piauí, Gilvanete Teixeira, explica que este ano o estande se dedicou a exibir tudo sobre o pimenta-de-reino, mostrando a importância estratégica para a autonomia financeira da agricultura familiar atendida pelo Perímetro em Lagarto. “A nossa equipe está toda envolvida. Por isso, o resultado está sendo gratificante. Nesta edição vamos poder mostrar os produtos orgânicos cultivados sem agrotóxicos e mostrar que os legumes e frutas são ótimos para o consumo. Além disso, tudo, este ano trouxemos também artesanatos feitos pelas mulheres dos nossos agricultores”, explica, agradecendo o apoio do diretor de irrigação da Cohidro, João Fonseca e do presidente da empresa pelo apoio e incentivo para que fosse montado este estande.

Fábio dos Santos, presidente da Associação dos Futuros Produtores do Nordeste, falou da satisfação em expor os artesanatos feitos por mulheres artesãs. “Até ontem nosso trabalho era anônimo e graças a Cohidro que vem nos dando apoio social. Estamos aqui mostrando o potencial das nossas artesãs e que depois deste evento possamos ser reconhecidos e valorizados porque o intuito deste projeto é termos mais uma alternativa como geração de renda”, pontuou.

O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, falou da importante participação da Companhia em um evento como a Exposição. “É uma excelente oportunidade de mostrarmos o trabalho que a companhia vem realizando no Estado ao longo de seus 30 anos, sobretudo no incentivo aos agricultores a inserir a pimenta-do-reino em sua produção. O Governo de Sergipe, através da Cohidro, vai manter e avançar na produção de orgânicos, da pimenta e do caqui na região”, declarou Bodano.

Já o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), José Macedo Sobral, falou sobre importância da Exposição e do apoio do Governo do Estado que já está marcado.

“Exposição Agropecuária, que agora envolve agricultura familiar, movimentos sociais e a exposição de animais está na sua 50ª edição. Com objetivo de mostrar o melhoramento genético das raças, além de oportunidade negócios. É uma feira onde gera negócios, de divulgação de fortalecimento das ações e da agricultura familiar. Quero agradecer a todos os criadores que aqui estão e que continuem trabalhando, e dando apoio ao Estado de Sergipe”, ressalta acrescentando que ficou satisfeito com os artesanatos das esposas de agricultores.

“Ficamos muitos felizes que os servidores da Cohidro tiveram a expectativa de ir além da assistência técnica e de ir além de cumprir seu papel em ajudar economicamente o agricultor apoiando social resgatando moradoras do campo que por conta da idade não tem a capacidade física de trabalhar sol a sol. Isso é difícil e criar uma opção como esta é de grande importância porque mantém o homem no campo e no seu ambiente dando a ele a oportunidade de resgatar seu potencial.

A Exposição segue até domingo, 08, onde o estande da Cohidro permanece montado. Quem for visitar terá informações sobre cultivos orgânicos, plantação de caqui e pimenta-do-reino. A Companhia foi presenteada com uma maquete da barragem Dionísio e que também pode ser apreciada. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.