[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Vem, vamos embora. Que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Foi com o clima da canção ‘Pra não dizer que não falei das flores’, de Geraldo Vandré, que nesta quarta-feira, 16, membros da Coordenação Organizadora Estadual (COE) da 1ª Consocial/SE se reuniram no auditório da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) para discutir os preparativos da etapa estadual da Conferência, que acontece nos dias 27 e 28 de março de 2012.

A questão de orçamento e logística, propostas de programação e mobilização para a Consocial estadual, dentre outras pautas foram abordadas ao longo da reunião ordinária. Além disso, foram discutidos com os órgãos e entidades representantes do poder público, de conselhos e da sociedade civil, medidas de divulgação da Consocial/SE, através de ações de panfletagens em universidades e instituições de ensino da rede estadual de ensino.

Esta divulgação tem a intenção de incentivar a participação social nas Conferências municipais que já vêm sendo realizadas em diversos municípios sergipanos, além de garantir a qualidade das propostas e delegados que serão levados para a etapa estadual da Consocial. Para a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe (Sindijor) – entidade membro da COE -, Caroline Rejane Santos, as redes sociais são grandes aliadas no estímulo da participação da sociedade tanto nas conferências municipais, quanto na etapa estadual da Consocial.

“A gente sabe que cada jornalista tem um twitter, um facebook ou faz parte de um grupo de e-mail, por exemplo. Eles podem utilizar esses meios e outras comunicações alternativas, como também usar os veículos em que trabalham para tratar da Consocial e disseminar a importância da participação na Conferência para cada cidadão sergipano”, afirma a presidente do Sindijor.

Compromisso

A representante do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Catarina Nascimento, explica que a população brasileira tem vivido questões emblemáticas em relação à transparência pública, à lisura e à ética. A Consocial chega justamente para discutir estas questões e fazer com que a população perceba o significado dessa transparência e entenda de que forma ela pode participar, questionar e cobrar do poder público.

“Diante disso, se faz necessário que cada um dos representantes que estiverem envolvidos na COE assumam esse compromisso junto à sua entidade, aos seus órgãos, às suas instituições, e assim, possam socializar e publicizar a temática da Consocial, validando o significado dela para a sociedade sergipana. É importante também que a população, os entes federados e, sobretudo, aqueles que são os protagonistas do Controle Social e dos direitos sociais, tenham uma participação consciente, ética, política, sustentável na vida pública, no sentido de que haja uma mudança de conduta para as gerações que estão hoje e para próximas”, avalia Catarina.

3º Passeio Ciclístico Contra a Corrupção

Na oportunidade, a Comissão Organizadora também discutiu a realização do ‘3º Passeio Ciclístico Contra a Corrupção’, que será promovido pela Controladoria Geral da União (CGU/SE), em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), no dia 9 de dezembro, em comemoração ao ‘Dia Internacional Contra a Corrupção’.

Neste ano, a concentração sairá do Mirante da 13 de Julho, com destino à Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia. Segundo o secretário-chefe da CGE e presidente da Consocial/SE, Adinelson Alves, o evento faz parte das atividades preparatórias da Consocial e será uma forma de envolver os mais amplos setores da sociedade civil em defesa da correta aplicação dos recursos públicos, e do combate à corrupção e à impunidade.

“Para este passeio ciclístico, estamos pretendendo mobilizar aproximadamente mil ciclistas pedalando pelas ruas de Aracaju, numa demonstração de que a corrupção é nociva para os interesses dos cidadãos. Nesta reunião de hoje, ressaltamos a importância do engajamento das diversas entidades como Ministério Público, Tribunal de Contas, OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], dentre outras, neste Passeio, nas atividades das conferências municipais e também nas ações de preparação da Conferência estadual que vai ocorrer de março de 2012”, observa o secretário-chefe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.