[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais de 60 horas da mais autêntica música popular nordestina, levada ao ar para milhares de lares de todas as regiões de Sergipe. Este é o saldo que a transmissão do São João realizada pela Aperipê TV terá ao final do ciclo junino, que continua com programação intensa até o próximo sábado, 30, em todo o Estado.

A festa não acabou, mas a Fundação Aperipê já comemora um dos maiores sucessos da atual gestão. Numa iniciativa pioneira, o sistema Aperipê conseguiu levar aos sergipanos da capital e do interior o melhor da celebração popular mais tradicional do Estado. Também de forma inédita, a Aperipê garantiu a divulgação do São João para todo o país através das duas maiores emissoras públicas brasileiras, a TVE Brasil e a TV Cultura.

A idéia inicial era transmitir em tempo real os dois grandes eventos de massa do São João da capital, o Arraiá do Povo e o Forró Caju, e ainda os melhores momentos da festa em quatro cidades-pólo do interior, os municípios de Areia Branca, Estância, Capela e Muribeca. Cerca de 30 profissionais, entre diretores, produtores, técnicos e repórteres, foram mobilizados para a missão.

O time montado pela Aperipê entrou em campo logo nos primeiros momentos da festa, e mostrou a que veio. A abertura oficial do São João sergipano, realizada em Areia Branca no dia 31 de maio, mereceu reportagem especial no Jornal da Cultura, o telejornal diário da TV Cultura de São Paulo. Ao longo do mês, a criatividade e o empenho da equipe da Aperipê garantiram o sucesso da empreitada que permitiu levar ao ar o melhor do Arraiá do Povo e dos demais festejos em flashes ao vivo, reportagens especiais e transmissão direta.

Para todo o Brasil

A cobertura ganhou o reforço especial do programa Sem Censura, da emissora TVE Brasil, apresentado direto de Aracaju na última sexta-feira, 22, que foi produzido e transmitido utilizando a equipe e estrutura da Aperipê TV. E na data mais nobre do ciclo junino, a véspera de São João, a cultura sergipana foi mais uma vez mostrada ao vivo no Jornal da Cultura. A cada dia de transmissão, cerca de 750 telespectadores telefonaram para a Aperipê TV para manifestar elogios e sugestões à cobertura. A emissora também chegou a receber ligações de pessoas que acompanhavam a festa via satélite nos estados da Bahia e Minas Gerais.

"Foi uma experiência excelente poder mostrar os festejos juninos de vários municípios para todas as regiões de Sergipe. É uma satisfação permitir que as pessoas se vejam, se reconheçam e conheçam melhor seu Estado. Foi uma cobertura pioneira não só pelo fato de mostrar a festa no interior, mas também por nossa abordagem, que privilegiou a conotação cultural", disse a diretora-geral da Aperipê TV, Claudia Endlein.

Para o diretor operacional da Aperipê TV, Jefferson Andrade, a cobertura foi extremamente satisfatória. "No geral, superou as minhas expectativas. Foi surpreendente ver que mesmo com todas as dificuldades conseguimos fazer uma cobertura elogiada", disse.

Para a diretora-presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, a cobertura do São João demonstra que a Aperipê TV tem fôlego e potencial para alçar vôos ainda maiores. "O trabalho desenvolvido até aqui é um aperitivo do que podemos realizar. A cobertura dos festejos juninos, além de ajudar a fortalecer nossas tradições culturais, fortalece a imagem de Sergipe em todo o Brasil. Os resultados são positivos, mas queremos e faremos muito mais a partir dessa experiência e da melhoria das condições técnicas do sistema Aperipê", afirmou.

A programação do São João Aperipê prossegue com reportagens especiais diárias no telejornal Notícias Aperipê, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir da 19h30min, além de flashes ao vivo e transmissões diretas dos festejos em Muribeca, na quarta-feira (27), Forró Caju, na quinta (28) e sexta-feira (29), e Capela, no sábado (30).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.