[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Secretários de Administração de várias capitais estarão reunidos hoje, dia 18, em Brasília, para discutir a proposta da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) para a montagem do portal coletivo de compras eletrônicas. A CNM, instituição constituída pelas Federações, Associações Estaduais e Associações Microrregionais de Municípios, está buscando uma alternativa para dinamizar os processos licitatórios, reduzindo a burocracia, os custos, facilitando a relação entre fornecedores e o setor público, através da utilização da tecnologia da informação. A iniciativa está amparada na Lei 10.150/2002, de 7 de julho de 2002, que institui a modalidade de licitação denominada pregão.

A proposta de criação de um portal de compras municipais, funcionando no conceito de “Data Center” ou seja, o sistema informatizado funcionando em único local, e os usuários acessando através da internet, permitirá a redução dos custos de implantação e manutenção em mais de 70%, dependendo, da quantidade de municípios participantes. A Prefeitura de Aracaju participa desse esforço, visando reduzir custos na própria implantação na informatização.

Comissão estuda o assunto em Aracaju

Representantes de diversas secretarias municipais já se reuniram para discutir a implantação do pregão eletrônico na Prefeitura de Aracaju. O objetivo da instituição da comissão foi o de iniciar a discussão dos procedimentos organizacionais dessa nova iniciativa para cada secretaria municipal.

As discussões sobre a possibilidade da implantação do pregão eletrônico em Aracaju começaram com uma pesquisa das soluções existentes no mercado. “Acreditamos que a maneira mais barata de implantar o sistema é participar da criação de portais coletivos, que atendem simultaneamente diversos órgãos compradores”, explica o secretário de Administração, José de Oliveira Júnior. Ele informa ainda que uma etapa que está sendo tratada com cuidado especial diz respeito às necessidades de qualificação de pessoal, pois os servidores da Prefeitura serão treinados para atuar como pregoeiros e operar o sistema de compras.

Segundo o secretário, a informatização do processo de compras é uma das prioridades incluídas no Programa de Modernização Administrativa que a Prefeitura de Aracaju vem desenvolvendo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.