CMDCA e Semasc instalam Câmara de Adolescentes para beneficiar política social
Participaram da solenidade, Edivaneide Paes Lima, representando a Semasc, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Glícia Salmeron, e o diretor da Sociedade Semear, professor Carlos Britto Aragão, que deram as boas vindas aos adolescentes durante a abertura da solenidade. A grande novidade do II Fórum Municipal da Criança e do Adolescente foi a eleição dos adolescentes que comporão a Câmara de Adolescentes no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, criada pelo CMDCA com total apoio da Semasc, em atendimento ao pleito dos adolescentes, que surgiu durante o I Fórum Municipal da Criança e do Adolescente realizado no ano passado. É nesta Câmara que os adolescentes atuarão para fornecer informações e subsídios ao CMDCA sobre a efetivação dos direitos da população infanto-juvenil.
Participaram das discussões cerca de 250 crianças e adolescentes atendidos pelos programas sociais Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Criança Cidadã, Agente Jovem e Jovem Aprendiz, executados pela Semasc, e por organizações não governamentais parceiras da Semasc, a exemplo da Missão Criança e Abrigo Lar Fabiano de Cristo. Para aprofundar mais as discussões entre os jovens, os participantes se dividiram em cinco grupos para facilitar o entendimento diante dos problemas levantados pelas crianças e adolescentes. Ao final das discussões, eles apresentaram propostas a partir de temas vivenciados por este segmento em Aracaju. Os debates de maior relevância para os participantes estão relacionados à exploração sexual e situação de trabalho, saúde, comunicação, prostituição, preconceito e à falta de oportunidade.
Prêmio e Posse
Além das discussões sobre esses temas, as crianças e adolescentes puderam expressar individualmente suas opiniões sobre qual o principal problema que atinge as crianças e adolescentes e como eles apresentariam soluções para o problema abordado. A adolescente Hamanda Kelly dos Santos, 16, que faz parte do Programa Agente Jovem, aproveitou muito bem o espaço para expor suas idéias. “Aqui é bom por isso: estamos colocando nossas opiniões e cada um respeita e aceita o outro e é assim que a gente vai conseguir melhorar a vida das crianças e adolescentes, lutando e reivindicando pelos nossos direitos”, comenta.
Já a adolescente Thairiny Santos Soares, 15, também integrante do Agente Jovem, aproveitou para apontar os problemas e a conduzir a uma forma de melhorar e solucionar as questões. “Eu sempre gosto de participar desses debates porque a gente expõe as idéias, reivindica e exige o que a gente precisa e o que deve ser feito. Para mim, o grande problema é a falta de oportunidade e de conhecimento e a gente só consegue melhorar isso através das reivindicações como está acontecendo aqui hoje”, afirma a adolescente.
As discussões e propostas feitas pelos participantes serão de grande importância para os representantes da Câmara de Adolescentes no CMDCA.
Na manhã de hoje foram escolhidos 20 adolescentes titulares e 10 suplentes que comporão a Câmara. Entre os titulares, 10 adolescentes fazem parte dos programas sociais da Prefeitura Municipal de Aracaju e 10 de Entidades Não-Governamentais parceiras, enquanto os suplentes foram eleitos cinco adolescentes de cada categoria.
Para a garotada que participou diretamente dos trabalhos, a responsabilidade desses adolescentes é enorme. “Espero que eles representem bem a gente e apliquem essas propostas colocadas por nós para que a gente consiga nossos direitos”, disse a adolescente Michele de Jesus, 17, do Programa Jovem Aprendiz. Cleverton Santos Calazans, 15, que faz parte do Projeto Recriando Caminhos da Missão Criança, também quer ver na prática o trabalho desses representantes. “Vai ser um espaço único porque eles irão vivenciar de perto o trabalho feito pelos nossos representantes na Câmara dos Vereadores e isso vai ser bom porque, quem está lá, não conhece a realidade nossa e esses adolescentes sim. Então, espero que eles façam direito”, comenta.
Os representantes dos adolescentes na Câmara do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente serão empossados ainda hoje à tarde em solenidade na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Sergipe (OAB/SE). Na oportunidade, o CMDCA divulgará o resultado do prêmio instituído pelo Conselho para contemplar os melhores projetos sociais dirigidos para crianças e adolescentes. O Prêmio, no valor de R$ 30 mil, será entregue a três entidades não governamentais, que foram selecionadas por uma Comissão Julgadora formada por professoras da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (Unit). Ao Prêmio, concorrem a Associação Missionária Zênia Birzniek, a Legião da Boa Vontade (LBV), o Instituto Social das Medianeiras da Paz, Lar Infantil Fabiana de Cristo, Lar Infantil Cristo Redenetor, Casa Santa Zita, Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) e a Associação dos Amigos da Oncologia (Amo).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- CMDCA e Semasc instalam Câmara de Adolescentes para beneficiar política social – Fotos: Ascom/Semasc