[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A inauguração de três clínicas de saúde da família nos municípios de Santa Luzia do Itanhy e Itabaianinha vai reforçar, qualificar e ampliar a atenção básica na região Sul do Estado. “A assistência à saúde da população vai melhorar 100%, porque agora temos um espaço adequado para que as equipes do PSF possam desenvolver seu trabalho em condições ideais”. A declaração é da coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF) de Santa Luzia do Itanhy, Maria Ilma Eloi Macedo.

No município, onde foi inaugurada a CSF Amilka do Amor Cardoso, além da melhoria das condições de atendimento, houve a ampliação da assistência odontológica. “No antigo posto não tínhamos condições de aumentar o número de dentistas, mas agora a população passa a contar com três profissionais somente em uma unidade”, justificou a coordenadora.

A clínica de Santa Luzia do Itanhy tem capacidade para acolher duas das seis equipes do Programa de Saúde da Família existentes na cidade. “Agora podemos oferecer à comunidade e aos profissionais de saúde um ambiente que dispõe de conforto e resgata a dignidade de todos que farão uso desta unidade”, destacou o prefeito Adauto Dantas do Amor.

Conforto e dignidade também foram enfatizados pelo médico Dalton Vicente Afonso Silva e pela agente comunitária de saúde Andréa Fernandes Santos Leal. “A estrutura física não se compara com a anterior, sendo dimensionada em setores adequadamente”, considerou o médico, cujas palavras foram reforçadas pela agente de saúde. “Antes, não tínhamos um local apropriado de reunião. Então, as equipes dificilmente se encontravam, mas isso agora é coisa do passado”.

As outras duas clínicas inauguradas na última quarta-feira, 10, contemplaram o município de Itabaianinha. No povoado Dispensa, o Governo do Estado entregou a CSF Berlange Ribeiro de Góis Júnior, que tem capacidade para acolher uma equipe do PSF. “A atenção básica é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, daí a importância de se ter uma estrutura de acolhimento e assistência digna para os usuários”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Valter Marcelo Oliveira de Carvalho.

No povoado Dispensa, segunda localidade de Itabaianinha beneficiada, os moradores receberam com satisfação a nova clínica. Entre os presentes ao ato de inauguração estava dona Maria Zailde Dias, 62 anos. “Fiz questão de vir mais cedo para conhecer as instalações da clínica. Fiquei encantada com o que vi e comparei com o postinho no qual a gente de consultava. Aqui é mais confortável e acredito que teremos um atendimento melhor”, salientou.

Revolução

Para a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, o governo está promovendo uma verdadeira revolução na área da atenção básica no interior do Estado. “Estamos entregando aos municípios equipamentos de saúde que têm o conceito da humanização e da qualidade dos serviços, auxiliando as administrações para que alcancem um padrão, cada vez melhor, na assistência à saúde da população”, disse Mônica Sampaio.

Ao todo, o projeto estabelece a implantação de 102 clínicas de saúde da família. Com as três inauguradas na última quarta-feira, já somam 22 as unidades entregues pelo governo em diversos municípios sergipanos. Todas essas clínicas são padronizadas, o que as diferencia é o tamanho, determinado pelo número de equipes de PSF que cada uma tem capacidade para comportar.

A infraestrutura inclui recepção, consultórios médicos e de enfermagem, gabinetes odontológicos, salas para acolhimento, observação, vacina, aerossol, curativo, farmácia, esterilização, expurgo, administração, arquivo, vestiário masculino e feminino para os profissionais, copa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, entre outros espaços.

Samu

O município de Itabaianinha ainda recebeu, no mesmo dia, uma base descentralizada do Samu 192 Sergipe, localizada no centro da cidade. “Com essa base, a gente passa a cobrir toda a região Sul do Estado”, informou o superintendente do Samu, Edvaldo dos Santos, acrescentando que a unidade irá atender uma população de 90.892 habitantes dos municípios de Tomar do Geru, Pedrinhas, Umbaúba e Arauá, além de Itabaianinha.

A base vai operar diariamente com Unidade de Suporte Básico (USB) e quatro profissionais – um condutor de veículo de emergência, um auxiliar de enfermagem, um vigilante e um auxiliar de serviços gerais.

Na semana anterior à inauguração, a superintendência realizou uma ação de conscientização junto aos estudantes do município de Itabaianinha. Todas as escolas foram visitadas pela equipe de técnicos do serviço, que fizeram a distribuição de folders, nos quais está explicitado o que é o Samu, como funciona e quando deve ser chamado. “O objetivo desta ação é prevenir os trotes”, declarou Edvaldo dos Santos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.