Ciosp agiliza atendimento do Corpo de Bombeiros durante as chuvas
As fortes chuvas que caem em Sergipe desde a última quinta-feira, 8, vêm comprovando a melhoria no atendimento de emergência com a implantação do novo 190. Com a nova tecnologia, as solicitações vêm sendo atendidas e repassadas o mais rápido possível para as forças de segurança. O Corpo de Bombeiros de Sergipe (CBMSE), por exemplo, recebeu nos últimos sete dias, diversas chamadas originadas da capital sergipana e das cidades do interior relativas a ocorrências ligadas às chuvas.
No período da quinta-feira, 8, até a manhã da última quarta-feira, 14, os bombeiros atenderam 708 chamadas. Ao todo, já são 140 chamados relacionados a desabamentos recebidos pelo Corpo de Bombeiros. As solicitações de inundações reduziram nas últimas 24 horas, mas desde o início da chuva já somam 392. O número de acidentes de trânsito chegou a 76 casos.
Os chamados por conta de queda de árvore ou risco de queda também têm sido constantes em várias localidades, chegando à marca de 81. “Nós efetuamos o corte de árvore quando há risco iminente para estruturas e pessoas, bem como quando está obstruindo vias, atrapalhando o fluxo em especial de veículos de emergência”, destacou o tenente-coronel Oséias França.
O número de ligações relacionadas às chuvas chegou a 640 só no período da quinta-feira até a terça. A maior parte das chamadas aconteceu no último final de semana, período em que as chuvas foram mais constantes. No sábado, 10, foram registradas 298 solicitações e no domingo o Ciosp registrou 214 pedidos de socorro.
“O Ciosp vem contribuindo para uma melhoria na prestação do serviço de emergência do Corpo de Bombeiros. Antigamente, muitos chamados não eram atendidos por conta de uma tecnologia arcaica. Hoje, 100% das solicitações são repassadas para nós”, esclareceu França. Desde o começo das chuvas, o Corpo de Bombeiros disponibilizou mais de 100 homens para cobrir as ocorrências em todo o Estado, e mais de 60 estão em alerta para atuarem na capital Aracaju. Dez viaturas estão à disposição nas unidades militares.
- Ciosp agiliza atendimento do Corpo de Bombeiros durante as chuvas – Fotos: André Moreira/SSP