[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Doze salas de exibição. Esse é o número de espaços que Sergipe possui para a exibição de filmes nacionais e estrangeiros, espaços esses, localizados somente nos centros comerciais privados da capital, com o preço nem sempre acessível à população. Com a concentração de salas comerciais de cinema em apenas 8% do território nacional e a quantidade muito reduzida de obras audiovisuais brasileiras na TV, a maioria dos filmes produzidos no país permanece inédita para grande parte de sua população. Por esse motivo, o Ministério da Cultura, norteado por demandas apresentadas em diálogos com a sociedade civil sob orientação do Programa Mais Cultura, promove a ação Cine Mais Cultura.

A iniciativa acontece através de editais e parcerias diretas, disponibilizando equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil, e oficina de capacitação cineclubista, atendendo prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios, de acordo com os indicadores utilizados pelo Programa Territórios da Cidadania.

Em Sergipe, a Secult adotou essa ação e serão disponibilizados 24 Kits Cine Mais Cultura, implantados em 24 pontos do projeto, em municípios que participarão de seleção através de edital. Os contemplados receberão um kit com câmera digital, aparelho de DVD, projetor, telão, rack e centenas de filmes brasileiros para exibições semanais.

A secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, explica a importância de o estado receber um projeto como esse. “A exibição de filmes concentra-se somente em salas de cinema da capital, uma vez que os outros municípios do estado ainda carecem desses espaços. Essa iniciativa democratiza o acesso à produção audivisual onde nunca existiu uma sala de exibição, a exemplo de vários municípios do nosso estado, levando produções sergipanas, nacionais e até internacionais, para uma parcela ainda maior da população. Além disso, o projeto visa dar o primeiro grande passo para o estímulo à formação de uma cadeia produtiva da área.  Isso é democratização da cultura”, afirmou. 

Os editais têm como foco pessoas jurídicas sem fins lucrativos e, conforme seus objetos, visam contemplar entidades tais como bibliotecas comunitárias, pontos de cultura, associações de moradores ou até mesmo escolas e universidades da rede pública bem como prefeituras, sempre com o objetivo de favorecer o encontro e a integração do público brasileiro com a produção audiovisual de seu país.

Além de contribuir para a formação de plateias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras, o Cine Mais Cultura inaugura o Circuito Brasil, primeiro banco de dados habilitado a contabilizar o público do circuito não-comercial do país, capaz de emitir relatórios por filme, por unidade da federação, entre outros recortes.

O Cine Mais Cultura em Sergipe, será lançado no dia 22 de junho, às 17h, a Praça São Francisco, no município de São Cristóvão, através de um ato cultural promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).  O ato marcará a história da política pública de cultura em Sergipe sergipana, pois na ocasião, será lançada uma série de ações que beneficiarão todo o estado, como a assinatura dos Acordos de Preservação do Patrimônio Cultural das cidades sergipanas participantes do PAC das Cidades Históricas, o lançamento dos Projetos Mais Cultura em Sergipe 2010: Edital Cine Mais Cultura, Edital Pontos de Cultura 2010 e Modernização de Bibliotecas Municipais, a premiação do Prêmio César Macieira, o conveniamento dos Pontos de Cultura de Sergipe, entre outras ações de extrema importância para a cultura sergipana.

O grande ato cultural em prol de toda a população sergipana contará com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida, e o governador Marcelo Déda.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.