[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Coordenadoria de Pesquisas e Estatísticas da Secretaria da Segurança Pública (Codepe/SSP) divulgou os números referentes aos homicídios dolosos registrados nos primeiros seis meses deste ano no sertão sergipano, cuja área pré-estabelecida pelo Governo para a aplicação de recursos compreende 13 cidades do Estado. Os dados identificaram que em quatro cidades a polícia não registrou nenhum homicídio. Os municípios onde a SSP ainda não contabilizou casos de homicídios dolosos em 2007 foram Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Cumbe e Gracho Cardoso. Durante todo o mês de junho, a polícia atendeu um caso de homicídio nessa região, na cidade de Nossa da Glória. 

Em 2007, a SSP registrou, através de dados da Codepe e do Instituto Médico Legal (IML), 23 homicídios no alto e baixo sertão de Sergipe, o que contraria a informação passada no último fim de semana dando conta de que mais de 100 homicídios teriam sido registrados pela SSP este ano nos municípios do Sertão de Sergipe. 

Nas várias cidades, segundo o delegado Júlio Flávio, coordenador das Delegacias do Interior (Copci), a polícia tem adotado procedimentos imediatos e as investigações vêm levantando subsídios suficientes para dar respostas a partir do registro dos crimes. O objetivo é identificar os principais suspeitos de envolvimento em assassinatos no Estado. Desde fevereiro deste ano, todos os municípios de Sergipe foram contemplados por delegados de carreira, aprovados recentemente em concurso público.

Medidas

Para otimizar a presença da polícia nos municípios do sertão de Sergipe, o governador Marcelo Déda, em audiência com o secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, determinou que fosse construída uma unidade policial no povoado Vaca Serrada, em Porto da Folha. A medida é o princípio de um processo gradativo que visa reforçar o efetivo policial nos municípios do interior, sobretudo em grandes povoados onde a presença da polícia ainda é incipiente.

Segundo o secretário Kércio Pinto, nas constantes conversas com o governador, a melhoria da segurança nas cidades do Sertão é uma pauta prioritária. "A unidade da Polícia Militar vai dar apoio ao policiamento que já existe na região e sempre sinalizando para a melhoria do policiamento nos povoados. A companhia vai fazer o patrulhamento da área e impedir a entrada de drogas e armas em Sergipe pela região do Alto Sertão", explicou Kércio Pinto, ressaltando que no trabalho estão previstas a realização de blitze e barreiras. "O tráfico de drogas é o principal motivador dos homicídios em Sergipe e vem envolvendo jovens de muitas cidades", completou o secretário. 

A meta da SSP, inserida no planejamento estratégico da secretaria, é reduzir em pelo menos 20% os casos de homicídios no Estado. Os investimentos canalizados para esta área prevêem a aquisição de mais veículos, equipamentos como armas de fogo e coletes balísticos, reforço policial através da convocação de policiais militares e escrivães, realização de concurso público para agentes de polícia e liberação de policiais militares que obrigatoriamente estão nas Delegacias em virtude do pequeno contingente da Polícia Civil, além de medidas para a valorização da classe policial.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.