Ciclo Junino de Palestra afirma a relevância dos festejos no Estado
A partir da próxima segunda-feira, 11, o Complexo Lourival Batista entrará no clima dos festejos juninos. Para iniciar as festividades, na Galeria de Arte Horácio Hora acontecerá a exposição "Indumentárias Juninas" e de 13 a 15 de junho, o Ciclo Junino de Palestra será o espaço para se discutir a importância deste período tão ligado à história do Estado de Sergipe.
Segundo o diretor do Complexo Lourival Batista, Raimundo Venâncio, a programação do Ciclo Junino de Palestra foi montada para provocar discussões sobre a relevância dos festejos no Estado, englobando temas como religiosidade, musicalidade e histórico. "Queremos trazer à tona o conhecimento da nossa história durante esse período que está totalmente ligado à própria história do nosso Estado", explicou Raimundo.
Por estar próximo a diversas escolas do bairro Getúlio Vargas, a direção do Complexo ficou responsável em estruturar um ciclo de debates que conseguisse abranger a grande quantidade de estudantes da região. Segundo Raimundo, cerca de cinco mil alunos estudam em escolas localizadas nas redondezas.
O diretor ainda explicou que dentro da política cultural do Governo do Estado, há a cobrança sobre a interação da comunidade dentro da programação criada pelas unidades culturais estaduais. "Para interagir com esse público estudantil e também com os professores, nada melhor do que criar meios de discussões que informem e criem cidadãos cientes da história e da importância que o período junino tem para os sergipanos", disse Raimundo.
Como palestrantes, conhecidos nomes de intelectuais sergipanos estarão presentes. Aglaé Fontes dará uma palestra sobre "A festa profana e o manto cristão" e Luiz Antônio Barreto falará sobre "Fontes ibéricas no São João de Sergipe". Para aumentar ainda mais a participação das escolas, haverá também o concurso de casamento caipira, quando cada entidade educacional apresentará uma encenação desta tradição junina.
Indumentárias Juninas
Também faz parte da programação junina do Complexo Lourival Batista a exposição "Indumentárias Juninas", que a partir da próxima terça-feira, 11, às 20h, dará mais brilho e cor aos corredores do Complexo com peças que compõe o figurino de mais de dez quadrilhas sergipanas. A exposição será realizada na Galeria de Arte Horácio Hora, localizada no Complexo Lourival Batista, rua Laranjeiras, 1967, bairro Getúlio Vargas.
Confira a programação
Dia 11, terça, às 20h
Abertura da exposição "Indumentárias Juninas" – Galeria de Arte Horácio Hora.
De 13 a 15 – Ciclo Junino de Palestras
Dia 13, quarta, às 19h
Palestra: Fontes Ibéricas no São João de Sergipe
Palestrante: Luiz Antônio Barreto, jornalista e escritor.
Dia 14, quinta
Das 8h às 12h: Palestra: A Contribuição de Luiz Gonzaga para a Música Junina
Palestrante: José Augusto de Almeida, professor e pesquisador.
Das 14h às 18h: Palestra: A Festa Profana e o Manto Cristão
Palestrante: Aglaé d’Ávila Fontes, pesquisadora do folclore sergipana.
Dia 15, sexta
Das 8h às 12h: Palestra: O Ciclo Junino e o Imaginário Popular da Criança
Palestrante: José Paulino da Silva, doutor em filosofia da educação,
Das 14h às 18h: Palestra: São João – Brincadeiras e Coisas Sérias
Palestrante Milton Raimundo Leite, pesquisador e recreador.
Dia 16, sábado, às 15h
Concurso de "Casamento Caipira do Aribé"
- Ciclo Junino de Palestra afirma a relevância dos festejos no Estado – Foto: Janaína Santos/ASN