Ciclistas de Aracaju andam com segurança por mais de 23 km de vias exclusivas
Seja como alternativa para o transporte diário para o trabalho ou apenas um lazer nos finais de semana, a bicicleta está sempre presente na vida de muitos aracajuanos, como a do jovem Igor Vieira, morador do bairro São Conrado. Com bastante freqüência ele utiliza a ciclovia recém-inaugurada da avenida Heráclito Rollemberg.
“Sou armador de móveis e vou trabalhar entre o Augusto Franco e Castelo Branco sempre de bicicleta. Essa ciclovia foi ótima, estava precisando há muito tempo. Agora está bem mais seguro, porque antes, na pista, tinha que dividir com os carros e o risco era bem maior. Eu mesmo já fui fechado por um ônibus nessa avenida e tive que subir na calçada para escapar”, contou o ciclista.
Para o servente José Luiz dos Santos, morador do bairro Santa Maria, que já foi vítima dessa disputa, percorrer as ruas de Aracaju utilizando bicicletas já não oferece tanto perigo. “Ando de bicicleta todo dia e já fui atropelado por um carro. Só desmaiei e arranhei os braços, mas podia ter sido pior. Agora pela ciclovia isso não vai acontecer mais, essa foi uma boa obra”, opinou.
O mestre de obras José Alves conta que utiliza a bicicleta para andar por toda a cidade. “É muito bom isso aqui, para a gente que anda de bicicleta é uma benção. Ficou cem por cento mais seguro, mas preciso andar na linha, pois tem mão e contra-mão como uma pista comum e acidente pode sempre acontecer”, lembrou.
Ciclovias
A nova ciclovia da avenida Heráclito Rollemberg, com 3 km de extensão, interliga a entrada do bairro Santa Maria, pelo conjunto Orlando Dantas, aos mercados municipais e à saída para Nossa Senhora do Socorro através das avenidas Tancredo Neves e Rio de Janeiro. Desse ponto, os ciclistas podem seguir com segurança pelas avenidas São Paulo e Coelho e Campos, que também possuem pistas adequadas para esse veículo.
O projeto de ciclovias desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju foi reconhecido ano passado com o prêmio Abradibi-ANTP, oferecido pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) e Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores e Importadores de Peças e Acessórios (Abradibi) durante a realização do Salão Duas Rodas em São Paulo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Ciclistas de Aracaju andam com segurança por mais de 23 km de vias exclusivas – Fotos: Márcio Garcez