[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma noite marcante. Assim pode se descrever a experiência vivida por bailarinos e estudantes de dança de Sergipe, nesta terça-feira, 9. Na ocasião, os artistas puderam assistir a um dos ensaios da Companhia de Dança Deborah Colker.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), visando um engrandecimento da bagagem artística dos bailarinos sergipanos, firmou uma parceria com a companhia carioca, proporcionando uma experiência única. Na ocasião eles puderem conhecer de perto o trabalho do renomado grupo, considerado um dos melhores do mundo da dança contemporânea, através do ensaio do espetáculo ‘Tatyana’, que será apresentado em Aracaju nesta quarta-feira, 10.

Para o produtor do grupo, Gledson Teixeira, a oportunidade também foi muito gratificante para os que formam a companhia, pois intercâmbios como esse são formas compartilhar com os novos bailarinos as práticas vividas por um grupo tão experiente. “Não é a primeira vez que estamos realizando ações como estas, até porque o contrato com a Petrobras, que é nossa patrocinadora, prevê ações sociais. Independente disso nós adoramos realizar ensaios abertos como este, pois isso é o que forma plateia”, explicou.

Ainda segundo Gledson, a experiência é importante tanto para os bailarinos mais experientes, quanto para os que estão em início de carreira. “Isso é uma troca de experiência muito bacana, pois nós podemos mostrar não só parte do espetáculo, mas os preparativos e todas as coisas que envolvem uma grande apresentação de dança”, completou.

Emoção

Para os artistas, a experiência do intercâmbio foi uma oportunidade excepcional nas suas carreiras. No ensaio, os bailarinos cariocas deram uma mostra exclusiva aos artistas locais, mostrando técnicas e passos individuais, além de um ensaio completo do segundo ato.

Entre as cinquenta pessoas sortudas pessoas que estavam na plateia, era possível encontrar estudantes do curso de dança da Universidade Federal de Sergipe, além de bailarinos já conhecidos da cena local.

“O ensaio foi belíssimo. A companhia de Deborah está sempre inovando e é isso que os bailarinos no Estado precisam ver sempre. A ideia da nossa vinda para o ensaio foi maravilhosa. A expectativa é que outras oportunidades como essa surjam, com outros grupos de dança do país”, desejou o bailarino Nelson Santos.

A bailarina Leila Nascimento, da Companhia Contempodança, também estava muito satisfeita ao final do ensaio. Para ela, assistir a ensaios de grandes grupos só acrescentam na bagagem artística dos artistas sergipanos. “O ensaio é uma oportunidade fantástica para grupos daqui que estão tentando se profissionalizar, aprenderem um pouco mais. Sem dúvida a apresentação será belíssima, e após ver o ensaio, a vontade de vir prestigiar o espetáculo completo só aumentou”, assegurou.

A estudante do segundo período do curso de dança, Íris Glenda, também saiu emocionada do espetáculo. A moça achou surpreendente a dinâmica do ensaio e a preparação dos bailarinos da companhia. “Eu me perguntava quanto tempo eles demoravam para ter toda essa qualidade física e técnica. Hoje, percebo que é preciso muitos anos e muita dedicação. Acredito que para nós, estudantes, acompanhar este ensaio foi um grande incentivo às nossas carreiras, pois pudemos ver que temos grandes brasileiros para nos espelhar, e assim poder nos dedicar e focar ainda mais nos estudos”, disse.

A companhia

A Companhia de Dança Deborah Colker nasceu em 1993 nos salões do clube Casa do Minho, no Rio de Janeiros, onde Deborah dava aulas. A estreia ocorreu um ano depois no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em programa duplo com o grupo norte-americano Momix.

Em 1995, devido à repercussão de seu trabalho, a Companhia conquistou o patrocínio exclusivo da Petrobras, o que lhe tem possibilitado alçar grandes voos e se firmar no panorama da dança mundial. Hoje, o grupo já passou por inúmeros países como Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Chile, Colômbia, Portugal, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Cingapura, Nova Zelândia, Macau, Irlanda, Japão e Uruguai, conquistando muito prêmios.

O espetáculo que será apresentado aos sergipanos é ‘Tatyana’, uma montagem de dois atos que mostra ações, desejos, pensamentos e transformações psicológicas dos quatro protagonistas do romance em versos ‘Evguêni Oniéguin’, de Aleksandr Púchkin, publicado em 1832.

A Companhia de Dança Débora Colker se apresenta nesta quarta-feira, 10, no TTB a partir das 21h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro. Mais informações pelo telefone (79) 3179-1490.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.