[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nem as fortes chuvas atrapalharam a ação das equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que marcaram o dia de ontem, 18 de maio, data dedicada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Sob fortes chuvas, os técnicos realizaram uma caminhada percorrendo as principais ruas do Centro da cidade, culminando no final da tarde com o ´Abraço da Cidadania´, em manifestação que concentrou cerca de 1 mil pessoas na Praça Cardoso.

A secretária de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, Rosária Rabelo, acompanhou de perto a caminhada, que teve como principal objetivo sensibilizar a sociedade para o problema da violência que ainda é praticada contra as crianças e adolescentes no país. “Estamos realizando esta caminhada para distribuir o manifesto e sensibilizar a sociedade, porque o anonimato é garantia de impunidade”, destacou Rosária Rabelo, ressaltando que a forma de combater a violência é a realização de campanhas educativas. “Muitas vezes o agressor está dentro da própria casa e, geralmente, é uma pessoa muito próxima da vítima”, revelou.

As chuvas, embora fortes, não desestimularam os participantes. Também compareceram à praça crianças, adolescentes e idosos atendidos pelos programas sociais executados pela Semasc, assistentes sociais, educadores sociais e representantes de Organizações Não Governamentais (ONG´s) parceiras da Semasc, a exemplo da Missão Criança, União Brasileira de Mulheres (UBM), Legião Brasileira da Boa Vontade (LBV), Lar Santa Zita e o Abrigo Cristo Redentor. A Faculdade de Sergipe (Fase) também apoiou o evento, participando da caminhada. “Nós queremos mobilizar, chamar a atenção para o fenômeno da Violência”, destacou aos passantes a coordenadora do Programa Municipal de Enfrentamento à Violência da Semasc, Cláudia Cardoso.

Os adolescentes atendidos pela Semasc ficaram entusiasmados com a manifestação. A jovem Valdicléia Santos, 17, que faz parte do Programa Agente Jovem, destaca a importância de participar da caminhada. “Estar participando desta caminhada é muito importante porque estamos lutando contra o abuso”, disse. “E quanto mais gente estiver envolvida nessa luta, melhor, porque temos que conscientizar a população não só contra o abuso, mas também contra a exploração”, complementa a jovem. Desta mesma opinião é Acássia dos Anjos, 17, que também fez parte do Programa Agente Jovem. “Participar desta caminhada hoje é essencialmente importante porque estamos conscientizando a população e colocando em prática aquilo que aprendemos dentro do Projeto”, destacou Acássia.

Os participantes saíram da Praça General Valadão distribuindo o manifesto, que contém informações sobre a violência, e seguiram até a Praça Fausto Cardoso, que ficou coberta por faixas e cartazes de conscientização. Também ocorreu a leitura de um texto revelando detalhes da adolescente Aracelli, cujo problema deu origem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, dentro da tônica de “Esquecer é Permitir, Lembrar é combater”.

A deputada Estadual Ana Lúcia, também participou da caminhada. Ela destacou a importância do ato, elogiando a iniciativa da Semasc em envolver crianças e adolescentes atendidos pelos programas sociais da Prefeitura de Aracaju na manifestação. “Envolver as crianças e adolescentes neste ato significa mostrar a sociedade que elas precisam ser respeitadas e que têm que usar o seu direito de denúncia”, enfatizou a parlamentar.

O ato promovido pela Semasc chamou a atenção dos transeuntes. “Este ato é importantíssimo para fortalecer a causa e conscientizar a população sobre esta questão”, observou Maria das Dores.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.