CGE realiza Treinamento de Prestação de Contas para órgãos da administração indireta
A Controladoria Geral do Estado (CGE) realizou, nesta terça-feira, 14, o último treinamento ministrado aos técnicos responsáveis pela elaboração dos Processos de Prestação de Contas Anuais do exercício de 2011. O treinamento ocorreu no auditório do Banese, da Av. Augusto Maynard, e teve como objetivo a melhoria da transparência e eficiência das informações sobre os atos e fatos dos órgãos e entidades da administração pública estadual.
Destinado aos técnicos das autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista, que compõem a Administração Indireta no Governo de Sergipe, o segundo dia de treinamento contou com as orientações da diretora da Controladoria da Administração Indireta da CGE, Fernanda Lima, quanto às adequações dos documentos elencados na Instrução Normativa nº 001/CGE/2012 ao i-Gesp – sistema Integrado de Gestão Pública.
A apresentação de Fernanda Lima foi realizada com base no direcionamento dos técnicos ligados às áreas financeiras, de planejamento e patrimoniais das entidades da administração estadual. “Durante o debate, foram esclarecidos alguns questionamentos dos técnicos presentes, facilitando a compreensão do conteúdo apresentado durante o Treinamento de Prestação de Contas. Informamos ainda sobre como as empresas devem proceder com a implantação do i-Gesp, além dos prazos estabelecidos para a entrega da prestação de contas”, explica Fernanda Lima.
Apesar de não elaborar a prestação de contas, a auditora da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) Raquel Estácio compareceu ao segundo dia do treinamento para atualizar seus conhecimentos sobre as normas de prestação de contas, adaptadas ao i-Gesp, e levar orientações aos técnicos responsáveis pela organização financeira da FHS.
“É importante a iniciativa da Controladoria em realizar o treinamento para capacitar os técnicos, principalmente em decorrência das mudanças ocorridas neste ano, a exemplo da inserção do Plano de Providências Permanente. É o momento também de tirar dúvidas e rever as alterações dos anexos da Instrução Normativa que atualizam os mecanismos de prestação de contas”, observa Raquel.
Transparência
Segundo o secretário-chefe da CGE, Adinelson Alves, as informações fornecidas pelos órgãos e entidades são publicadas no Portal da Transparência de Sergipe e permitem que o controle social da administração pública possa ser, cada vez mais, efetivo e democrático. “Um dos objetivos desse treinamento é mostrar que a perspectiva futura é de analisar diretamente do sistema i-Gesp, todas as informações dos órgãos e entidades necessárias para compor o Processo de Prestação de Contas, no sentido de melhorar a transparência dos atos e fatos do Governo de Sergipe”, ressalta Adinelson.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- CGE realiza Treinamento de Prestação de Contas para órgãos da administração indireta – Fotos: Ascom/CGE