CGE realiza seminário em gestão pública nesta segunda em Simão Dias
Promover o debate sobre o controle social do gasto público e contribuir para uma gestão mais eficiente são os objetivos do ‘Seminário para Capacitação em Gestão Pública’, que ocorre nesta segunda-feira, 9, no auditório da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), em Simão Dias. O evento é destinado a técnicos e gestores públicos, professores e estudantes dos municípios do Território do Centro-Sul e faz parte das atividades do Sergipe de Todos, que aconteceu nesta sexta-feira, 6, e no sábado, 7, no município.
O seminário é uma parceria da CGE com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Para o controlador-geral Adinelson Alves, promover o controle social do gasto público é uma linha de atuação adotada pela CGE e uma das diretrizes do Governo de Sergipe, que estimula a participação popular no planejamento, na execução e na avaliação das políticas públicas. "O objetivo da Controladoria é orientar e fomentar a participação dos cidadãos no acompanhamento das ações e programas de governo", disse.
A abertura do seminário ocorrerá às 9h. A primeira exposição será sobre o tema ‘Terceirização na Administração Pública’, às 9h20min, com o procurador do Estado de Sergipe Marcos Póvoas. Em seguida, às 10h30min, o analista de Finanças e Controle da CGU, José Leonardo, fará palestra sobre o programa ‘Olho Vivo no Dinheiro Público’. O evento prossegue com exposição do controlador-geral Adinelson Alves, às 11h40min, sobre o tema ‘Orçamento Público’.
Socialização
O projeto Sergipe de Todos tem por objetivo, entre outros pontos, proporcionar à população, especialmente do interior do Estado, o acesso a serviços e informações ofertados por secretarias e órgãos do Governo estadual.
Entre os serviços estão exames de medição de pressão, de glicemia e de saúde bucal; emissão de certidões de nascimento e de carteira de identidade; disponibilização gratuita de advogados para ações cíveis e criminais; delegacia interativa; cadastro de imóveis rurais; e informações sobre prevenção de doenças, legislação ambiental e sobre combate à violência e à exploração sexual da criança e do adolescente.
Também são realizadas de oficinas e atividades recreativas, além de ações do INSS, do Banese, como abertura de contas, e do Procon. Técnicos de diversos órgãos estaduais e da Ouvidoria-Geral do Estado estão à disposição da população para orientá-la na busca pelos serviços nos dois dias do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]