CGE realiza seminário ‘Educação Ambiental e Cidadania’ nesta quarta-feira
‘Educação Ambiental e Cidadania’ é o tema do seminário organizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) que acontece nesta quarta-feira, 19, das 8h30min às 12h, no auditório da Empresa do Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese). O evento tem por objetivo sensibilizar, mobilizar e estimular os servidores para incorporar os princípios e os critérios da gestão ambiental nas atividades do dia-a-dia.
A inserção da política de responsabilidade ambiental envolve critérios que vão desde a revisão dos investimentos, formas de compras e contratação de serviços pelos diversos órgãos do Governo, até a gestão adequada de todos os resíduos gerados pelas atividades desenvolvidas, passando pela melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Para o controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, a responsabilidade ambiental é um dos valores que norteiam as ações da CGE. "A Controladoria tem o papel de exercer o efetivo controle do patrimônio público e, nessa perspectiva, o maior patrimônio público é preservar o meio ambiente", disse Adinelson.
Sobre o seminário
O seminário vai contar com a presença dos seguintes palestrantes: Patrícia Grazinoli, Coordenadora Nacional da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P e Responsabilidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Telma Oliva Barbosa, Coordenadora das Ações Sócio-Ambiental do Banese; Vaneide Ribeiro Santos, Presidente da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju; Maria Régia F.V.Alves, Gerente da Área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobrás-Aracaju, e Aislan Santos Menezes, membro da Associação ‘Tudo em Caixa’.
Na oportunidade, haverá uma exposição do material reciclado pela ‘Sociedade Ecoar’. A Ecoar é um Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e surgiu através da educação ambiental. Fundada em 22 de agosto de 2003, a instituição trabalha com reciclagem e aproveitamento de papel, oficinas de trançados, dentre outras atividades na área de conscientização e aproveitamento dos recursos ambiental.
Consciência ambiental
A idéia da consciência ambiental já vem sendo trabalhada e faz parte dos Valores da Controladoria que foram definidos em seu Planejamento Estratégico 2007-2010. E, para assegurar a responsabilidade ambiental, a CGE instituiu as medidas para implementação da A3P, desde 2007. A A3P é uma ação voluntária, proposta pelo Ministério do Meio Ambiente desde 1999, que responde à decisão do governo federal de exercer o papel estratégico de revisão dos padrões de produção, consumo e adoção de novos referenciais na busca da sustentabilidade sócio-ambiental. O objetivo é incentivar a implementação de tecnologias mais eficientes que economizem matéria-prima e reciclem os resíduos decorrentes do processo produtivo.
Nessa perspectiva, a CGE firmou parceria com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem (Care) e a empresa responsável pela coleta do lixo da cidade de Aracaju, Torre, para garantir a efetividade das ações sócio-ambientais. Além disso, planeja em parceria com a Semarh (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) disseminar a A3P para todo o Governo de Sergipe, a partir de 2009, tendo por base a experiência da Controladoria-Geral do Estado.
Programação
8h – Abertura: Controlador-Geral do Estado, Adinelson Alves;
8h30min – Palestra: ‘Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P’, com Patrícia Grazionoli;
9h20min – Palestra: ‘As melhores práticas no gerenciamento de resíduos’, com Mara Régia;
10h- Intervalo
10h20min- Palestra: ‘Conscientizando para reciclar’, com Vaneide Ribeiro;
10h40min- Palestra: ‘Projeto Cidadania Banese’, com Telma Oliva;
11h- Palestra: ‘Transformando o lixo em luxo’, com Aislan Santos Menezes;
11h20min – Encerramento
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]