[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) participará da segunda edição do projeto ‘Sergipe de Todos’, que acontece nesta sexta-feira, 25, e no sábado, 26, em Propriá. Além de socializar as informações sobre a importância do controle social do gasto público, a CGE realizará um seminário para capacitar técnicos-administrativos e gestores dos municípios do Território do Baixo São Francisco. O evento ocorrerá no próximo dia 29 de abril, no auditório da Sociedade Semear de Propriá, numa parceria com a Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE).

O Controlador-Geral do Estado, Adinelson Alves, explica que a política da CGE dá enfoque ao controle social do gasto público por meio da participação popular. "Dentre as diretrizes do Governo de Sergipe, destaca-se o fomento à participação popular no planejamento, na execução e na elaboração das políticas públicas. O ´Sergipe de Todos` é o resultado dessa proposta levada ao interior do Estado", argumenta.

O objetivo da Controladoria no ‘Sergipe de Todos’, complementa Adinelson, é orientar e fomentar a participação dos cidadãos no acompanhamento das ações e programas de governo, por meio de seminários para os agentes municipais e distribuição de material para orientar o cidadão. "Além disso, vamos receber as demandas das comunidades – denúncias, reclamações e sugestões – e encaminhá-las para que sejam atendidas", garante o controlador-geral.

Capacitação

Como desdobramento das atividades do ‘Sergipe de Todos’ em Propriá, a CGE e a PGE realizam na terça-feira, 29, o Seminário para Capacitação de Gestores Municipais. A abertura ocorrerá às 8h, com exposição do procurador do Estado, Tiago Bockie, sobre ‘Procedimento Administrativo-disciplinar’. Em seguida, às 10h, o controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, fará palestra sobre ‘Execução Orçamentária’.

À tarde, às 14h, o seminário prossegue com exposição sobre o tema ‘Políticas Públicas: Convênios e Termos de Parceria’, com o professor Jorge Argôllo. A apresentação seguinte, às 16h, será do procurador do Estado, Pedro Dias, sobre o tema ‘Improbidade Administrativa’.

Socialização

O projeto ‘Sergipe de Todos’ tem por objetivo, entre outros pontos, proporcionar à população, especialmente do interior do Estado, o acesso a serviços e informações ofertados por secretarias e órgãos do Governo estadual. A primeira edição do evento ocorreu em 28 e 29 de março, no município de Nossa Senhora da Glória, sertão sergipano.

Em Propriá, os estandes receberão a população das 10h às 19h na sexta-feira. No sábado, das 8h às 12h. Já na noite de quinta-feira, 24, a partir das 20h, vão acontecer apresentações musicais com Gil Monte e Banda (Propriá), Banda Fator RH (Nossa Senhora da Glória), NaurÊa (Aracaju) e Chá de Kapiaba (Aracaju). Os shows serão realizados na Orla de Propriá.

Diversidade

Dentre os serviços que serão oferecidos nos dois dias do ‘Sergipe de Todos’ estão exames de medição de pressão, de glicemia e de saúde bucal; emissão de certidões de nascimento, de carteira de identidade e de carteira de motorista; disponibilização gratuita de advogados para ações cíveis e criminais; delegacia interativa; cadastro de imóveis rurais; e informações sobre prevenção de doenças, legislação ambiental e sobre combate à violência e à exploração sexual da criança e do adolescente.

Também serão ofertados serviços como corte de cabelo, realização de oficinas e atividades recreativas, além de ações do INSS, do Banese, como abertura de contas, e do Procon. Técnicos de diversos órgãos estaduais e da Ouvidoria-Geral do Estado estarão à disposição da população para orientá-la na busca pelos serviços nos dois dias do evento. O ‘Sergipe de Todos’ em Propriá vai oferecer, também, consulta de CPF e emissão e entrega do Cartão do Cidadão, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

O projeto é fruto da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. O Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Codevasf, a Prefeitura de Propriá, a AABB de Propriá, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS, a Caixa Econômica Federal e a empresa de telefonia Oi se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.