[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) participa neste mês de outubro do programa Olho Vivo no Dinheiro Público. O evento acontecerá do dia 22 ao dia 26, no Centro da Petrobras, em Carmópolis. Está prevista a participação de 140 pessoas, entre servidores públicos, integrantes de conselhos municipais e lideranças locais.

O programa é uma iniciativa da Controlaria-Geral da União (CGU) e tem por objetivo fomentar o controle social dos gastos públicos.  Esta é terceira edição do Olho Vivo em Sergipe e contará com representantes dos municípios de Japaratuba, General Maynard, Siriri e Rosário do Catete, além de Carmópolis. As outras duas edições ocorreram em Propriá e Lagarto. 

Na programação, constam palestras e oficinas por grupos temáticos. Membros da CGE farão a palestra de abertura com o tema ‘Participação popular e controle social da gestão pública’. 

Formar cidadãos

Para o controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, a presença da Controladoria segue a determinação do Governo Marcelo Déda de produzir as condições necessárias à implementação da política de inclusão social, não só pela renda, mas também pelo direito à cidadania. "Neste sentido, a participação da Controladora na terceira edição do Olho Vivo tem o objetivo de fomentar o debate na sociedade sobre o adequado uso do dinheiro público, de forma a assegurar o efetivo controle social da gestão pública". 

É o que também defende a chefe-regional da CGU em Sergipe, Maria Esmeralda Rodrigues. Segundo ela, estão entre as propostas do Olho Vivo fortalecer a organização social e formar sujeitos ativos na História. "A população é responsável pelo recurso que está lá e, portanto, deve ajudar na fiscalização. É o controle nosso, como cidadão. Isto contribui para produzir melhores gestores e otimizar a utilização dos recursos públicos".

Objetivos comuns

Esta edição do Olho Vivo tem o diferencial de aprofundar a integração das atividades da Controladoria do Estado às ações da CGU, tanto na realização desse evento quanto em outros trabalhos – como prevê o termo de cooperação mútua assinado este ano pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, e pelo governador Marcelo Déda.

Já está previsto para novembro um curso da CGU para servidores estaduais sobre o tema Controle interno e a participação da CGE no Dia Internacional de Combate à Corrupção, dia 9 de dezembro, que em Sergipe será realizado no dia 10 de dezembro.

"A proposta é desenvolver ações conjuntas para fortalecer a participação da sociedade no controle da gestão pública. Estamos cumprindo o que foi definido no planejamento estratégico como valores da Controladoria do Estado, ou seja, ética, transparência, participação popular e prevalência do interesse público", disse o controlador-geral Adinelson.

Trabalho educativo

Acreditando que fomentar a cidadania é um exercício constante, o Olho Vivo apresenta uma novidade: o concurso de redações e desenhos para alunos do ensino fundamental dos municípios participantes do programa. A iniciativa tem por objetivo despertar o interesse dos estudantes pelo controle social e promover a reflexão sobre o tema no ambiente escolar. Escolas dos municípios sergipanos já estão mobilizadas para participar dessa atividade. 

O concurso será dividido em duas categorias e duas etapas. A categoria Desenho será destinada aos alunos do 1º ao 5º série. Já a de Redação será voltada aos estudantes da 6ª à 9ª séries. Os trabalhos selecionados na primeira etapa receberão medalhas ou placas e certificados. Para o primeiro colocado de cada série na fase nacional o prêmio será um microcomputador e um certificado. Os vencedores receberão o prêmio nas atividades do Dia Internacional contra a Corrupção.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.