[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Controladoria Geral do Estado (CGE) realizou nesta segunda-feira, 13, a primeira etapa do Treinamento de Prestação de Contas anual – 2011, para órgãos e entidades da administração direta do Governo de Sergipe. O Treinamento é direcionado aos técnicos ligados às áreas financeiras, de planejamento e patrimoniais dos órgãos da administração estadual e tem como objetivo a orientação sobre normas da prestação de contas adaptadas ao novo sistema Integrado de Gestão Pública (I-Gesp).

Programação já marcada no calendário anual, o Treinamento de Prestação de Contas faz parte das ações do Governo de Sergipe, através da CGE, para garantir a celeridade, desburocratização e transparência dos atos e fatos de gestão, assim como prestar contas à sociedade sergipana.

Responsável pela orientação dos trabalhos de Treinamento, a diretora da Controladoria da Administração Indireta da CGE, Fernanda Lima, informou que este ano será a oportunidade de reunir os técnicos do Governo de Sergipe para apresentar os demonstrativos da Prestação de Contas, já disponíveis na Instrução Normativa nº 001/CGE/2012, sob a perspectiva dos moldes do i-Gesp.

“Estamos avaliando os demonstrativos que o i-Gesp fornece, deixando de lado o antigo modelo do Safic, na perspectiva de uma visão moderna, com sistema mais completo e integrado. Para isso, antes de realizarmos o Treinamento, nós da Controladoria nos reunimos com os gestores da Secretaria da Fazenda e produzimos um passo a passo para facilitar o acesso aos demonstrativos do i-Gesp, que já está disponível no site da Controladoria do Estado”, informa Fernanda Lima.

De acordo com o secretário-chefe da CGE, Adinelson Alves, a ênfase para essa prestação de contas é de que haja celeridade e desburocratização na análise das contas do Governo de Sergipe, quando encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), para que se possa ter a devida compreensão dos atos e fatos de gestão.

“O Treinamento de Prestação de Contas é o momento de dialogar e tirar as dúvidas para quando os gestores forem prestar contas, todos estejam numa mesma sintonia, numa linguagem republicana. Estamos caminhando juntos para levar orientação aos técnicos iniciantes nas atividades financeiras e de planejamento, como também de reforçar o conhecimento daqueles que já são veteranos”, enfatiza Adinelson.

Segunda etapa

Amanhã, 14, será realizada a segunda, e última, etapa do Treinamento de Prestação de Contas anual – 2011, desta vez, direcionado aos órgãos e entidades da administração indireta do Governo de Sergipe. O treinamento está sendo realizado no auditório do Banese da Av. Augusto Maynard e contará, mais uma vez, com as orientações da diretora da Controladoria da Administração Indireta da CGE, Fernanda Lima.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.