CGE leva experiência ambiental para a Deso
Após uma recepção regada a muita arte, a Controladoria Geral do Estado (CGE), através da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), participou nesta quarta-feira, 21, do lançamento da A3P na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). No evento, a A3P apresentou a experiência adotada na CGE dos últimos anos no incentivo a uma gestão pública adequada à sustentabilidade e na busca de melhorias na qualidade de vida no ambiente do trabalho.
“Desde 2007, a CGE tem cumprido com muito esforço a missão da A3P em sensibilizar e transformar os servidores, os prestadores de serviços, os responsáveis pela limpeza, segurança, atendimento ao público, dentre outros, em agentes de transformação do meio ambiente”, explica a presidente da comissão da A3P e servidora da CGE, Wilma Machado.
Segundo ela, os gestores de outros órgãos da Administração Pública devem adotar em seu cotidiano as práticas que a A3P propõe. “Na CGE, oferecemos diversas atividades como o ‘Cinema Ambiental’, ‘Terça do Reciclar’, ‘Gincana Ambiental’, com o intuito de incutir no servidor o respeito às questões ambientais e consequentemente à economia dos recursos públicos. Acreditamos que outros órgãos, a exemplo da Deso, também se coloquem nesta empreitada”, observa a presidente da A3P.
A3P na Deso
Representantes da Petrobrás, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da CGE, da Semear, além de servidores da Deso, puderam acompanhar uma animadora apresentação da Companhia de Teatro ‘Kasa da Imaginação’, cuja história trazia diversas situações que reforçavam a importância da preservação ambiental.
O público também pode conferir uma exposição de mudas de plantas e diversos materiais reciclados/doados pela Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e pela Torre. Posteriormente, algumas entidades que já adotam a A3P, a exemplo da CGE e Semarh, apresentaram os benefícios que o programa tem ocasionado cotidianamente.
O diretor de Gestão Ambiental da Deso, Wanderlê Correia, enfatiza a contribuição da Controladoria Geral do Estado no incentivo à implementação da A3P na rotina diária da Administração Pública. “A CGE é um órgão de referência quando se trata da A3P e na adoção de práticas sustentáveis, visando poupar recursos provenientes do meio ambiente. Todo este exemplo nos tem inspirado bastante para o efetivo estímulo dos servidores na incorporação dos princípios de gestão ambiental em suas práticas rotineiras”, ressalta o diretor.
Segundo o diretor da Deso, a partir destas experiências, a instituição, que trabalha com todos os municípios sergipanos, não poderia ficar de fora do programa.
“A A3P na Deso segue a orientação do Governo de Sergipe, através de Decreto que sugere a adoção do programa nos órgãos públicos do Estado. Daqui para frente estaremos adotando procedimentos que vão desde a substituição de copos descartáveis, até o processo de logística reversa, aonde os fornecedores de materiais que chegam à Deso, sejam co-responsáveis pelo recolhimento e destino destes mesmos materiais após consumo”, afirma Wanderlê.
O presidente da Deso, Bosco Mendonça, aprovou a iniciativa e diz que será eleita uma comissão para ficar responsável pelo diagnóstico e manutenção do processo contínuo da A3P na Companhia.
“Estamos vivenciando um momento importante inserindo a A3P na nossa instituição, trabalhando com o meio-ambiente e contextualizando todo este processo na redução dos gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos. A gente espera que todos os envolvidos neste programa se tornem agentes multiplicadores dos princípios da A3P e transformem o discurso em prática”, coloca Bosco Mendonça.
O que é A3P
A Agenda Ambiental é uma ação voluntária, proposta pelo Ministério do Meio Ambiente desde 1999, que responde à decisão do governo federal de exercer o papel estratégico de revisão dos padrões de produção, consumo e adoção de novos referenciais na busca da sustentabilidade sócio-ambiental. O objetivo é incentivar a implementação de tecnologias mais eficientes, que economize matéria-prima e recicle os resíduos decorrentes do processo produtivo.
De 2007 para cá, a CGE vem se adequando às medidas sustentáveis de gestão pública em suas atividades rotineiras. Para dar força a essas ações sócio-ambientais, a CGE já conta com a parceria da Torres Empreendimentos, da Sociedade Ecoar, da Emsurb e da Care
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- CGE leva experiência ambiental para a Deso – Fotos: Ascom/CGE