CGE diploma delegados que participarão da 1ª Consocial Nacional em Brasília
Com a proximidade da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que acontece de 18 a 20 de maio, em Brasília (DF), o Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), realiza na próxima sexta-feira, 11, a solenidade de diplomação dos delegados estaduais que participarão desta última etapa da Conferência.
O evento acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) e reunirá prefeitos, representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas que foram fundamentais para a construção da Consocial em Sergipe, realizada no final de março deste ano.
Na oportunidade, o presidente da 1ª Consocial/SE e secretário-chefe da CGE, Adinelson Alves, fará um balanço dos resultados da mobilização feita de norte a sul do estado na disseminação da transparência e do controle social na Administração Pública, além de oferecer maiores recomendações aos delegados para a Consocial Nacional.
“Esta solenidade será o ápice de todo o processo de mobilização e participação popular que a Consocial produziu a partir de agosto de 2011 em 68% dos municípios sergipanos. Será um dia de festa, em que a sociedade civil, os governos, os conselhos estarão sendo diplomados e conduzidos à Consocial Nacional, onde terão a oportunidade de bem representar os interesses do nosso estado”, afirma Adinelson.
O secretário ainda lembra que, ao longo do evento, também serão entregues certificados para todas as instituições que compuseram a Comissão Organizadora Estadual (COE) da Consocial, além das prefeituras que realizaram as Conferências municipais sobre Transparência e Controle Social. “Esses certificados servem como um selo de qualidade, de transparência e de estímulo ao controle social, onde o prefeito poderá ostentar perante a sua comunidade de que aquela prefeitura tem efetivamente contribuído para a melhoria da gestão e para a luta contra a corrupção”, afirma.
1ª Consocial em Sergipe
Em 28 de março deste ano, o Centro de Convenções de Sergipe (CIC) foi palco da mobilização de representantes de 51 municípios sergipanos, do litoral ao sertão, na etapa estadual da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial/SE).
Organizado pela Controladoria Geral do Estado (CGE) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) e outras instituições, órgãos e entidades, o evento reuniu cerca de 500 pessoas, que elegeram 20 propostas e 28 delegados para a Consocial Nacional.
A inclusão de conteúdos voltados para a formação cidadã na grade curricular em todos os níveis educacionais e focados na questão da gestão pública e cidadania; e a unificação do processo eleitoral para todas as três esferas de governo, com mandato de cinco anos, como forma de reduzir os custos e a corrupção nas eleições brasileiras, foram alguns dos anseios que os sergipanos acreditam que devam ser aplicadas nas políticas públicas de Sergipe e do Brasil.
Serviço:
O quê: Solenidade de Diplomação dos delegados sergipanos para a Consocial Nacional
Quando: Sexta-feira, 11, às 9h
Onde: Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE)
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- CGE diploma delegados que participarão da 1ª Consocial Nacional em Brasília – Foto: Divulgação