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Cerca de 90 mil alunos do ensino fundamental e médio das redes pública e privada de Sergipe estão participando do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ministério da Educação. A aplicação das provas teve início nesta segunda-feira, 18, e vai até o próximo dia 28.
 
Os estudantes estão distribuídos em 3 mil turmas espalhadas por todo o estado. A aplicação das provas é feita por uma empresa contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mediante licitação prévia.
 
Neste ano, o Sistema de Avaliação do MEC comportou três exames: Prova Brasil, destinada aos alunos do 5° e 9° anos do ensino fundamental das redes públicas; Avaliação Nacional de Educação Básica (Aneb), abrangendo as áreas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos do 5° e 9° anos do ensino fundamental e mais os alunos do 3° ano do ensino médio, envolvendo os alunos das redes pública e privada; e, por fim, a terceira avaliação – uma novidade lançada pelo Ministério – , que   é a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Este exame avalia os alunos do 3° ano do ensino fundamental, que se caracteriza pelo final do ciclo de alfabetização nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
 
A coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliações da Secretaria de Estado da Educação, professora Jonielly Cheyenne Cruz, afirmou que a Seed executou uma série de ações no sentido de mobilizar e estimular docentes e discentes acerca dessas avaliações, a exemplo do lançamento do I Torneio de Educação Matemática da Rede Estadual, que contou com a participação de professores e alunos.
 
Ela disse que a Seed também realizou oficinas de capacitação para elaboração de itens contextualizados nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, nas Diretorias Regionais de Educação, além do lançamento do Programa de Incentivo à leitura, visando à melhoria da qualidade da educação.
 
Joniely Cruz disse que a Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Seed) também promoveu cursos de formação continuada em nível de extensão e pós-graduação para os docentes e gestores das redes públicas. “Foram abordadas as Avaliações Externas/INEP e a importância destas na composição do IDEB, além dos reflexos no processo de aprendizagem nas unidades escolares”, concluiu.
 
Essas avaliações externas, em larga escala, são aplicadas a cada dois anos, e juntamente com os dados do Censo Escolar, geram um indicador educacional, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Já os dados obtidos por meio da ANA irão compor um indicador de nível de alfabetização e letramento das redes públicas de ensino.

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