Cerca de 13 mil pessoas do bairro Suissa são beneficiadas com nova unidade de saúde
A solenidade de inauguração oficial foi iniciada com o descerramento da placa, realizado pelo prefeito juntamente com o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, a secretária de Estado da Saúde, Marta Barreto e a diretora administrativa da Casa maternal Amélia Leite, Marilda Leite.
Em seguida, o padre Arnóbio Patrício de Mello abençoou a unidade. “Eu vi esta casa nascer e, na época, fui eu quem benzeu a capela. É com muita alegria que volto aqui hoje”, afirmou emocionado. Padre Arnóbio disse ser usuário do novo posto. “Eu moro a 200 metros daqui e já fui visitado pelos agentes de saúde e recebi minha carteirinha do Programa de Saúde da Família (PSF)”. Ele elogiou ainda a administração atual. “Mesmo com escassez de recursos, sei que as equipes da prefeitura têm trabalhado muito, principalmente nas áreas da saúde e educação”.
O prefeito Marcelo Déda falou sobre a importância da parceria da prefeitura com a Secretaria de Estado da Saúde. “Nós recebemos total apoio da SES para o processo de municipalização da saúde, como está determinado na Constituição. Independente de partidos políticos, esse é mais um passo importante que damos na implantação da nova política de saúde do município”, disse. Déda também agradeceu à diretora Marilda Leite pelo espaço e ressaltou a importância dos médicos Augusto Leite e Osvaldo Leite em Sergipe como fundadores da nova medicina no Estado.
O secretário municipal de saúde, Rogério Carvalho, agradeceu a Marilda Leite pela cessão do espaço. “Desde o primeiro momento a senhora não nos negou apoio e confiou no nosso trabalho”, disse. O prédio foi cedido gratuitamente à prefeitura para a instalação do posto de saúde. Rogério lembrou ainda do significado desta iniciativa. “Esta é a primeira experiência do PSF num bairro de classe média. Para nós é um novo desafio: levar serviço de qualidade a uma população mais exigente. Esta é uma forma de incluir todos no processo”, afirmou.
Estiveram também presentes ao evento o vice-prefeito, Edvaldo Nogueira; o coordenador substituto da Fundação Nacional de Saúde, Agemiro Santos; os secretários municipais Lúcia Falcon (Planejamento); Mônica Maciel (Controle Interno); Pedro Lopes (Governo); Sérgio Ferrari (Emurb); Márcio Macedo (Participação Popular); Lealdo Feitosa (Funcaju); o diretor geral do Hospital Cirurgia, Edgar Mota; os vereadores Joaldo Barreto e Antônio Samarone e as delegadas do Orçamento Participativo do bairro Suíssa, Lena Maria e Maria José.
Ao término da cerimônia todos visitaram as instalações da unidade de saúde e participaram de um coquetel comemorativo.
Atendimento
A Unidade de Saúde da Família Amélia Leite conta com cinco consultórios, salas de imunização, nebulização, curativo, odontologia e assistência social, além de uma farmácia. Duas equipes do PSF trabalham no posto. Cada uma delas é composta de dois médicos, dois enfermeiros, dois auxiliares de enfermagem e nove agentes de saúde.
A médica generalista Maria Inez Menezes Cardoso informou que o objetivo principal do posto é o trabalho de prevenção a doenças como câncer e as DST´s.
Alguns dos serviços oferecidos à comunidade serão a administração de medicamentos, controle da pressão arterial, diabetes e de doenças respiratórias, palestras educativas sobre saúde, exames pré-natais, incentivo ao aleitamento materno, dentre outros.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Cerca de 13 mil pessoas do bairro Suissa são beneficiadas com nova unidade de saúde – Fotos: Wellington Barreto Agência Aracaju de Notícias