Ceramistas sergipanos passam a contar com linha de crédito da Caixa Econômica
Representantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Cerâmica Vermelha estiveram reunidos quinta-feira, 07, na superintendência da Caixa Econômica Federal, para tratar sobre a abertura de uma linha de crédito voltada aos pequenos e médios produtores do ramo.
O encontro articulado pelo empresário José Abílio Guimarães, presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e Olarias em Sergipe (Sindicer), contou com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, do superintendente da Caixa em Sergipe, Luciano Pimentel, e do gerente regional, Evandro Luiz Versiani.
De acordo com Abílio Guimarães, a linha de crédito irá proporcionar um maior número de ações para desenvolver o setor no Estado. “Precisamos incrementar as atividades de exploração de argila para poder competir com outras unidades da federação, gerando empregos e renda”, disse ao destacar que embora Sergipe tenha mais argila, é o Estado do Rio Grande do Norte que se destaca como maior produtor de telhas do Nordeste. “Há anos estamos tentando essas linhas de crédito e agora com o apoio da Caixa conseguimos juntar o útil ao agradável, inclusive para tirar muitas empresas da informalidade”, afirmou o empresário.
Ainda segundo ele, somente no município de Itabaianinha se concentram mais de 50 indústrias ceramistas. “Em todo o Estado são 117 empresas formalizadas e outras 120 que ainda atuam como informais”, atestou.
Durante a reunião, Luciano Pimentel afirmou que já vinha conversando com os diretores da Caixa sobre a necessidade de ampliação de suas atividades em Itabaianinha. “Temos interesse na formalização dessa parceria e para nós é motivo de contentamento estar apoiando esse trabalho junto aos ceramistas de Sergipe”, declarou o superintendente. “Esperamos conseguir atingir o objetivo de fomentar crédito e promover o crescimento do setor, promovendo a melhoria dos processos produtivos”, disse ao destacar que as linhas de crédito existem e estão disponíveis, bastando fechar os convênios a esse respeito.
Desde 2007 na coordenação do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais de Sergipe (APL-SE), a Sedetec atua na articulação com as governanças e ainda na sua aproximação com as instituições financeiras com o objetivo de dinamizar as economias locais, interiorizando o desenvolvimento para todos os territórios sergipanos. “Essa parceria será de grande importância para desenvolver a região, inclusive em termos de atração de novos empreendimentos, que passa por um incremento ainda maior quando um banco divulga que está pretendendo investir naquele determinado local”, constatou o secretário Saumíneo Nascimento que esteve na reunião acompanhado da diretora do Departamento Técnico (DET) da Sedetec, Sudanês Pereira, e a técnica Débora Fontes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Ceramistas sergipanos passam a contar com linha de crédito da Caixa Econômica – Fotos: Vieira Neto/Sedetec