[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Atuando como um instrumento decisivo na implementação das políticas sociais dirigidas aos adolescentes no município de Aracaju, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), é o responsável pelo atendimento aos adolescentes em conflito com a Lei, que estão sob tutela do Poder Judiciário.

Em suas novas instalações, inauguradas pela Prefeitura Municipal de Aracaju no mês de fevereiro deste ano, o Centro de Referência teve a sua capacidade ampliada e hoje conta com estrutura adequada para atender aos 150 jovens que participam do projeto ‘Viver Legal”, criado pela Semasc para prestar atendimento a adolescentes, que estão cumprindo medidas sócio-educativas por determinação judicial.

Modalidades

O atendimento ao adolescente em conflito com a Lei é feito de acordo com as medidas determinadas pelo Poder Judiciário. A coordenadora do Centro Especializado, Vilma Bastos, lembra que o maior objetivo do Centro Especializado é promover a ressocialização destes jovens, oferecendo a oportunidade para a reconstrução de suas trajetórias de vida. “Aqui trabalhamos a auto-estima e reinserção na sociedade através de atividades lúdicas e das oficinas sócio-educativas”, explicou.

Oficinas

A coordenadora de Serviços de Proteção Especial da Semasc, Silvana Santos, explica que as equipes multidisciplinares do Centro Especializado, além de trabalharem com a auto-estima do adolescente, também realizam um atendimento à família de forma a fortalecer os laços familiares. Dentro da programação disponibilizada pelo Centro de Referência, são oferecidas Oficinas de Informática, Música e Customização e Estamparia, nas quais os jovens aprendem técnicas para reformar e personalizar peças de roupa, utilizando a criatividade como limite. “Eles estão se empenhando tanto que até bolaram a camisa que será utilizada no projeto”, explica a coordenadora. As atividades são realizadas durante toda a semana, nos turnos da manhã e tarde.

Também é implementada uma parceria com a Fundação Municipal do Trabalho que encaminha os jovens a diversos cursos profissionalizantes, oferecendo ainda uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Resultados

Segundo a assistente social Marli Silveira Ribeiro, a auto-avaliação feita pelos adolescentes comprova os resultados do atendimento. “Eles aqui não recebem nenhum tipo de opressão. São acolhidos, recebem carinho e compreensão e absorvem, na medida do possível, a importância dos valores que ressaltamos. Percebemos uma grande melhoria na auto-estima, a eliminação da agressividade e o empenho no aprendizado e no trabalho em equipe que eles mesmos fazem questão de participar”, destacou Marli. “Até as famílias nos relatam as melhorias evidentes no comportamento e na postura diante da vida apresentada por eles”, completa.

Ainda de acordo com a assistente social, um grande empecilho para a expansão dos resultados positivos é a baixa escolaridade apresentada pela maioria dos atendidos. “Mesmo assim, eles compreendem a importância do aprendizado para suas vidas e geralmente continuam evoluindo nos estudos”, enfatiza a assistente social.

Um dos dados que comprova a afirmação da assistente social é o baixíssimo índice de reincidência verificado entre os atendidos: dos cerca de 150 jovens que recebem atendimento, há apenas sete reincidentes. “Isto mostra que o índice de reincidência beira os 5%. O que é um resultado muito positivo diante do quadro social enfrentado por muitos deles”, avalia Marli.

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, o Centro desempenha um papel preponderante na tarefa de reeducar e reinserir estes jovens na sociedade, demonstrando o compromisso e a responsabilidade social adotada na administração municipal.

“Nós compreendemos e valorizamos o avanço do ponto de vista legal e político que significou a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente. A adoção de medidas diferenciadas para os jovens que cometeram algum delito, reintegrando-os, já apresenta os frutos positivos que podemos constatar através do trabalho do Centro”, afirmou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.