[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um joelho ralado, o nariz entupido, não querer comer, o queixo remendado, cólicas são alguns dos sintomas que parecem ser bem comum na vida de toda criança e por isso que causa tanta preocupação aos pais. Por isso, por conta do número de crianças beneficiárias, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) garante o atendimento no Centro de Pediatria.

Para conter todos os ânimos, tanto dos pais como dos pacientes, e atender com presteza as 24.172 crianças e adolescentes beneficiários, o Ipesaúde disponibiliza profissionais para esse público que já chega a ser 20,33% da parcela total do plano de saúde de servidores do Estado de Sergipe.

O Centro de Pediatria é um exemplo de atendimento para o público infanto- juvenil e conta com 12 pediatras. Além dos profissionais que integram o quadro funcional, existe ainda a estrutura física do Centro que é todo climatizado, dispõe de oito consultórios médicos com lavatórios, sendo três com banheiros, um espaço para repouso dos médicos, sala de aerosol, dois sanitários para funcionários e outros dois para os beneficiários de dependentes, fraldário, sala de pré-consulta, copa para os servidores, uma biblioteca e televisores com aparelhos de DVD.

De acordo com o presidente do Ipesaúde, Guilherme Maia Rebouças, o investimento na área da pediatria é fundamental. “Nesse momento, onde o atendimento pediátrico tem sido objeto de preocupação da sociedade sergipana, o Instituto tem muito orgulho em poder oferecer aos seus beneficiários um serviço de qualidade”, expõe e acrescenta que hoje o Centro atende uma média de 68 pacientes por dia.

Diante da demanda, a pediatra do Ipesaúde, Dra. Denise Melo, tenta tranquilizar os pais e responsáveis que aparecem no Centro. “A maioria está aqui por causa de alguma virose, resfriado, diarréia, doenças causadas pelo clima. Mas, também aparecem pacientes que fazem o acompanhamento de rotina e, principalmente, as mamães de primeira viagem com várias dúvidas”, conta.

A beneficiária Ana Beatriz, três anos, por exemplo, já está acostumada com o ambiente do Centro de Pediatria do Ipesaúde. “Faço as consultas rotineiras de acompanhamento da saúde da minha filha. Gosto daqui, do ambiente e dos profissionais. Isso me ajuda e tranquiliza bastante”, conta a mãe Patrícia Maria dos Santos.

Já para a pequena beneficiária Júlia, a ida ao médico pode ser divertida. “O Ipesaúde me acompanha desde o final da gravidez. A estrutura garante que minha filha espere sem nem perceber, ela fica brincando. O atendimento é bom e os médicos sempre chegam no horário”, elogia a mãe Marcela Santana Moura sobre o serviço.

Para assegurar o acompanhamento do beneficiário desde o começo de vida, antes de iniciar qualquer consulta, a criança vai para a sala de pré-consulta onde recebe o primeiro atendimento com as enfermeiras. O peso, verificação do cartão de vacina, aferição de pressão arterial, altura, tudo é anotado e inserido na ficha de cada paciente.

Portanto, assim como o atendimento clínico, dentro da política de atuação do plano Ipesaúde está às ações de prevenção à saúde da criança que vão desde um pré-natal de qualidade para mulher e o bebê, nascimento seguro e humanizado, atenção à saúde do recém-nascido, aleitamento materno, estímulo ao desenvolvimento integral na primeira infância até o acompanhamento do crescimento.

O responsável beneficiário que quiser marcar consulta, pode fazer tanto no Ipesaúde como nos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac Riomar ou Ceac Rodoviária). O Centro de Pediatria fica localizado na sede do Instituto (Rua Campos, 177, bairro São José).

Urgência

Além do Centro de Pediatria, o Ipesaúde também faz o atendimento no Serviço de Pronta Urgência (SPA), localizado na Avenida Minas Gerais, s/n, bairro 18 de Forte. O atendimento diário é feito por dois médicos pediátricos.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.