Centro de Hemoterapia garante estoque de sangue para o Carnaval
Graças ao trabalho preventivo desenvolvido pela equipe de captação do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), o estoque de sangue está garantido durante o Carnaval. De acordo com a coordenadora técnica do hemocentro, Mariamália Newton Andrade, há cerca de três semanas a equipe vem convocando doadores para não faltar sangue neste período.
“Fazemos este trabalho, principalmente, para captar sangue com o fator RH negativo, que é a maior dificuldade de todos os hemocentros do país”, informa Mariamália Andrade, ressaltando que também existe dificuldade para conseguir doadores com sangue tipo B+ e AB+.
Segundo a coordenadora, o hemocentro funciona inclusive aos sábados, das 8h às 13h, visando reforçar o estoque. “Funcionaremos normalmente neste sábado de carnaval, até as 13h, para que haja tranquilidade durante a festa, quando a demanda por sangue cresce em torno de 30%”.
Após este sábado, o Centro de Hemoterapia só voltará a funcionar na quinta-feira, 18. “Neste período, estaremos voltados para atender as demandas de urgência e emergência. Por isso solicitamos que a rede hospitalar somente realize cirurgias eletivas após o carnaval, como medida de proteção ao estoque do hemocentro”, lembrou.
Para doar:
– É preciso ter mais de 18 e menos de 60 anos;
– Peso deve ser superior a 50 kg;
– Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
– Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
– Não ter tido Hepatite após os 10 anos de idade;
– Não ter ou ter situações de risco acrescido por doenças transmissíveis pelo sangue;
– Não ser diabético;
– Não ter tatuagens recentes (menos de 1 ano);
– Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
– Estar alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação.
- Centro de Hemoterapia garante estoque de sangue para o Carnaval – Foto: Marcio Garcez / Saúde