[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju inaugura hoje, 20, às 20 horas, o maior Centro de Especialidades Médicas do estado, construído no bairro Siqueira Campos. Após receber um investimento em torno de R$ 3,2 milhões, o Centro de Reabilitação e Especialidades Médicas (Cemar) passou por um amplo processo de reformas, construção e adequação. A solenidade de entrega terá a presença do prefeito Marcelo Déda e do secretário de Assistência à Saúde do
Ministério da Saúde, José Gomes Temporão. Logo após a inauguração a população irá se divertir com o show do cantor Dudu Nobre, uma das maiores referências do samba carioca.

Agora o Cemar passará a comportar o Hospital Dia e o Centro de Reabilitação Física e Motora de Aracaju, complexo onde cerca de 300 médicos especialistas, além de especialistas de outras áreas, estarão atendendo procedimentos das mais variadas especificidades. O atendimento será destinado aos portadores de doenças crônicas do coração, hipertensos e diabéticos, além daqueles que necessitam de reabilitação fisioterápica.

Localizado na rua Bahia, o Cemar vai atender portadores de problemas cardíacos, hipertensos e diabéticos, além de todos os que necessitam de acompanhamento fisioterápico na sua recuperação. Pequenas intervenções cirúrgicas e exames poderão ser realizados no local, que abrangerá 40 especialidades médicas e terá até uma piscina para fisioterapia, prova do respeito e dignidade com que a prefeitura da cidade trata seus cidadãos. Com isso, o Cemar do bairro Siqueira Campos vai ampliar a rede de atendimento de urgência/emergência municipal e o tratamento especializado de doenças na cidade.

Além dos procedimentos especializados o novo Cemar também contará com apoio diagnóstico, por meio de ofertas dos mais variados exames, como por exemplo, Ultrassonografia, Mamografia, Tomografia, Radiologia e Cardiologia. Ou seja, numa única Unidade a Prefeitura estará disponibilizando à população tanto as consultas e procedimentos especializados, quanto os exames necessários para o acompanhamento de cada caso, possibilitando uma maior resolutividade dos casos, sem que o usuário precise se deslocar até outra unidade para fazer um determinado exame ou se consultar com algum especialista. Um Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids também está sendo implantado.

A funcionalidade do Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos) permitirá ao município estabelecer uma Rede Ambulatorial Especializada onde o cuidado à saúde do aracajuano estará integrado desde o atendimento numa Unidade de Saúde da Família, passando pela rede de Urgência e Emergência, da qual faz parte o Samu e os novos hospitais Pronto-Socorros Zona Norte e Zona Sul, pela Rede Ambulatorial Especializada e, nos casos mais sérios, pela Rede Hospitalar.

Funcionamento

Embora o complexo esteja sendo inaugurado hoje, os atendimentos agendados pela central para esta semana serão transferidos para o período compreendido entre 27 e 31 deste mês, próxima semana, já que até o dia 24, sexta-feira, a SMS estará testando os novos equipamentos, instalando a rede lógica e a configuração dos TAS, além de estar capacitando todos os profissionais que atuarão no novo prédio.

O início das atividades normais com agenda nova está previsto para o primeiro dia de abril. Até lá os serviços de laboratório de DST/Aids, Mamãe Coruja e gestação de alto risco continuarão disponibilizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na avenida Barão de Maruim.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.