[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Referência de Educação Especial (CREESE), órgão responsável pelo diagnóstico, encaminhamento e acompanhamento dos alunos com necessidades educacionais especiais, já atendeu mais de cinco mil pessoas neste ano. De acordo com a diretora do CREESE, Vera Dellaparte, o Centro já fez cerca de 15.000 encaminhamentos de pessoas com necessidades especiais aos serviços da comunidade, já que, na maioria das vezes, uma mesma pessoa recebe mais de um encaminhamento.

"A maior parte dos alunos com necessidades educacionais especiais é encaminhada para as escolas da rede estadual do ensino regular e as escolas especiais. A faixa etária é a partir dos 7 anos. As crianças abaixo de 6 anos são encaminhadas para a Rede Municipal de Ensino, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Há ainda aqueles alunos cujas famílias optam pelas escolas da rede privada", explicou Vera.

Projetos

O Centro de Referência está desenvolvendo dois projetos especiais, o ‘Pré-Matrícula’ e o ‘Itinerância’. O ‘Pré-Matrícula’ atende aos alunos da capital com necessidades educacionais que continuam fora da rede de ensino. Até o fim do ano, essa ação deverá ser ampliada para todos os municípios.

Já o Projeto Itinerância acontece nos municípios e tem como objetivo identificar, avaliar e diagnosticar alunos com necessidades educacionais especiais matriculados nas escolas da rede pública estadual. A partir da identificação dos alunos, são feitos o encaminhamento e o acompanhamento escolar adequados. Com essa atitude se busca a melhoria dos serviços educacionais, identificando os suportes integrados, como educação, saúde, ação social e transporte, para otimizar o desenvolvimento do aluno.

Missão

Segundo Vera Dellaparte, o Centro de Referência tem como missão, diagnosticar, encaminhar e acompanhar o processo educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais, otimizando o desenvolvimento de suas potencialidades e proporcionando o exercício de sua cidadania.

"Entre seus objetivos está o de garantir o diagnóstico multidisciplinar de crianças, jovens e adultos que apresentam dificuldades de aprendizagem de diferentes etiologias, assim como os que têm alta habilidade, para direcionar o encaminhamento deles às escolas e instituições especializadas", enfatizou a diretora.

Ela acrescentou que o CREESE conta com uma equipe de profissionais especializados, composta por quatro psicólogos, seis psicopedagogos, dois fonoaudiólogos, seis assistente sociais, um terapeuta ocupacional, um psicomotricista e um neurologista infantil. 

Quarto no Brasil

A diretora do Centro de Referencia afirmou que no Brasil só existem quatro centros de referência e um deles encontra-se em Sergipe. "Aqui fazemos um serviço de excelência. Nosso diagnóstico é direcionado para a aprendizagem, objetivando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Essa avaliação é baseada na criança, família, escola e comunidade onde ela está inserida. Aqui priorizamos as potencialidades de cada um desses alunos", finalizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.